Polícia

Fugitivo da lista dos mais procurados pela Justiça de São Paulo é preso em Alagoas pela Polícia Federal

Homem foi preso na zona rural de Anadia é acusado de roubar mais de 700 quilos de ouro em aeroporto

Por 7Segundos com PF/AL 08/09/2021 12h12
Fugitivo da lista dos mais procurados pela Justiça de São Paulo é preso em Alagoas pela Polícia Federal
Colete de acesso ao aeroporto onde aconteceu roubo foi apreendido com acusado em Anadia - Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Um fugitivo da Justiça de São Paulo, que figura na lista dos mais procurados pelo Estado, foi preso na manhã desta quarta-feira (08), no município de Anadia, interior de Alagoas. Ele é acusado de tráfico internacional de drogas e ainda do roubo de mais de 700 quilos de ouro no Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos (SP).

A prisão foi efetuada pela Polícia Federal, em conjunto com o Núcleo de Gestão da Informação do Ministério Público de Alagoas (NCI/MPAL) e Batalhão de Operações Especiais (Bope). A operação cumpriu mandado de busca e apreensão da 17ª Vara Criminal da Capital e dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara Federal de Guarulhos.

Os mandados foram cumpridos e o investigado foi encontrado no povoado Tapera, zona rural de Anadia. Ele foi submetido a exame de corpo de delito e, em seguida, levado para o Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, onde permanece à disposição da Justiça.

De acordo com informações da Polícia Federal, o roubo de 700 quilos de ouro, que corresponde a R$ 110 milhões, aconteceu no terminal de carga do aeroporto internacional, em julho de 2019, e o homem preso em Anadia, seria integrante um dos integrantes da quadrilha, que seria formada por pelo menos dez pessoas. Ao menos sete delas foram presas até agora.

O crime teve ampla cobertura da imprensa na época em que aconteceu, por envolver falso sequestro de um funcionário do aeroporto e viaturas falsas da Polícia Federal. Criminosos, se passando por policiais federais, tiveram a entrada permitida ao galpão onde o ouro, que seria transportados para Nova York, nos Estados Unidos, e Toronto, no Canadá, estava sendo preparado para o embarque.

Todo o roubo foi filmado pelas câmeras de segurança do aeroporto e durou aproximadamente 2 minutos e 30 segundos. Outros funcionários do aeroporto teriam sido obrigados pela quadrilha a colaborar com o crime.

De acordo com a Polícia Federal, o homem preso em Anadia trabalhava no ordenamento das malas na esteira do aeroporto, como auxiliar de rampa contratado por uma empresa especializada em serviços de apoio ao transporte aéreo e tinha credencial de acesso ao aeroporto válida até 31 de dezembro deste ano.

A credencial e o colete utilizado durante o serviço no aeroporto foram apreendidos.