Covid -19

Militares do Cisp de Ouro Branco podem ser punidos por não coibirem festa com aglomeração no feriado

Festejo promovido pela prefeitura no 07 de setembro também é investigado pelo MP

Por 7Segundos 10/09/2021 14h02 - Atualizado em 10/09/2021 14h02
Militares do Cisp de Ouro Branco podem ser punidos por não coibirem festa com aglomeração no feriado
Show reuniu multidão, sem distanciamento e sem uso de máscara, em Ouro Branco - Foto: Redes sociais

Os policiais militares que estavam em serviço no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Ouro Branco, no feriado de 07 de setembro, podem ser punidos por não terem reprimido evento promovido pela prefeitura, com show musical a aglomeração, em descumprimento do decreto estadual do plano de enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Conforme portaria assinada pelo comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronal Jadilson Luiz de Gouveia Leite Júnior, foi averta uma investigação preliminar para apurar transgressão disciplinar do comandante do Cisp e dos militares em serviço naquele dia por não terem adotado as medidas cabíveis, como avisar ao oficial de serviço e ao comando do Batalhão sobre o evento, que contraria as normas sanitárias do decreto estadual.

A Polícia Militar é responsável pela fiscalização e por fazer cumprir os decretos editados pelo governo estadual. Em casos de eventos irregulares, os policiais militares geralmente dispersam as pessoas que estão no local, encerram o evento e encaminham os responsáveis à delegacia.

A prefeitura de Ouro Branco, promoveu, no dia 07 de setembro, um grande evento público no município, com show musical aberto para o público, quebrando todos os protocolos de segurança para evitar a transmissão da Covid-19.

Uma multidão se reuniu no local, sem respeitar o distanciamento social ou o uso de máscara, conforme a própria prefeitura divulgou em suas redes sociais. No mesmo vídeo - que foi retirado do ar após a repercussão negativa - a prefeita Denyse de Dona Telma (PSB), aparece no palco ao lado da cantora que se apresentava.

De acordo com informações, o evento transcorreu sem interrupções e sem fiscalização, apesar de claramente infringir o decreto estadual que estabelece que eventos ao ar livre e sem a cobrança de ingressos não podem público maior que 200 pessoas.

O vídeo que mostra o festejo e outras menções ao show musical foram apagados das redes sociais da prefeitura, mas mesmo assim, o Ministério Público Estadual abriu uma "notícia de fato" para investigar o caso. A prefeita deve receber um ofício da Promotoria do município pedindo esclarecimentos sobre o evento.