Vacinação contra Covid-19 em Penedo atende nova orientação do Ministério da Saúde
Ministério da Saúde está orientando estados e municípios a suspenderem primeira dose no público adolescente
O Ministério da Saúde está orientando estados e municípios a suspenderem a aplicação da vacina contra Covid-19 no público adolescente, recomendação do Plano Nacional de Imunização (PNI) adotada em Penedo.
Considerando que o público de 12 a 17 anos é imunizado com a vacina do fabricante Pfizer, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) suspendeu inclusive a imunização para adolescentes portadores de comorbidades, orientação divulgada por volta das 11h45 desta sexta-feira, 17.
Adolescentes Gestantes
Considerando que as mais recentes orientações do Ministério da Saúde não são conclusivas sobre a continuidade da campanha de vacinação em adolescentes gestantes, a imunização desse público também está suspensa em Penedo.
“A nota informativa não deixa claro se pode ou se não pode. Nós questionamos o PNI sobre esse ponto específico e a resposta foi o retorno da mesma nota, com grifo no trecho que fala sobre adolescentes com comorbidades. Então, para evitar problemas, decidimos suspender a vacina para adolescentes gestantes, com e sem comorbidade”, esclarece Jamila Peixoto.
Público Adulto
A campanha de imunização contra Covid-19 desenvolvida pela Prefeitura de Penedo está mantida para as demais faixas etárias, acima dos 18 anos, inclusive para aplicação da primeira dose.
O trabalho feito no ginásio da Escola Ernani Méro também continua sem alteração para quem já pode tomar a segunda dose, desde que esteja na data de concluir o respectivo calendário ou tenha passado do dia informado no cartão de vacina.
“Os agendados para receber a segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca também da podem se dirigir até a nossa central de vacinação porque nós estamos aplicando a segunda dose normalmente”, reforça a Diretora de Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde da SEMS Penedo.
A Prefeitura de Penedo alerta sobre a obrigatoriedade do uso de máscara protetora contar Covid e apresentação do cartão de vacina para receber a segunda dose e de documento oficial com foto, comprovante de residência e cartão SUS para tomar a primeira dose da vacina que salva vidas.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
