Geral

Vereadora discute ações e projetos de combate à violência contra a mulher com defensor público

Dra. Fany já solicitou a abertura da Delegacia Especializada da Mulher durante 24h

Por 7Segundos com assessoria 21/09/2021 15h03 - Atualizado em 22/09/2021 08h08
Vereadora discute ações e projetos de combate à violência contra a mulher com defensor público
Vereadora Dra. Fany com o defensor público Marcos Freire - Foto: Assessoria

A vereadora Fany Gabriela (MDB) mais conhecida como Dra. Fany esteve reunida nesta segunda-feira (20) com o defensor público Marcos Freire na sede da Defensoria Pública, no bairro Santa Edwiges, em Arapiraca. Na pauta, foram discutidas ações e projetos que possam contribuir no combate à violência contra à mulher.

Durante a reunião, a vereadora relatou que ficou preocupada com o aumento da violência contra a mulher em Arapiraca durante esse período de pandemia. De acordo com dados do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv) no período de janeiro a junho de 2020 foram realizados 222 atendimentos. No mesmo período deste ano, o número de mulheres que sofreu algum tipo de violência e buscou atendimento no Cramsv, mais que dobrou: foram 467 registros.

"Eu já solicitei no plenário da Câmara Municipal, através da Indicação nº 235/2021 que a Delegacia da Especializada da Mulher funcione 24h, inclusive durante os fins de semana e feriados " , relatou.


No diálogo, foi indagado ao defensor público quais as principais necessidades dessas mulheres que sofrem violência para que a vereadora elabore Projetos de Lei e desenvolva ações que ajudem a minimizar a problemática vivenciada pelas vítimas.

Marcos Freire relatou que a dependência financeira da maioria das vítimas é um fator determinante para mantê-las no ciclo da violência durante anos. A vereadora também discutiu outros temas abordados pelo defensor público e se comprometeu em continuar lutando pelo combate à violência contra a mulher.

" Promover meios para que essas mulheres possam buscar a autonomia financeira tenham a opção de cuidar dos filhos longe do agressor, será, sem sombra de dúvidas, uma das portas de saída de um relacionamento abusivo" , finalizou a Dra. Fany.