HE do Agreste firma parceria com Casa de Direitos de Arapiraca
O objetivo é alinhar a rede de proteção e atendimento às vítimas de violência, com acompanhamento durante o processo
O reforço no atendimento a vítimas de violência física e sexual no interior de Alagoas foi a pauta de reunião realizada nesta terça-feira (21), no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A direção da unidade hospitalar firmou parceria com a coordenação-técnica da Casa de Direitos – Sua Casa, seus Direitos!, localizada na segunda maior cidade de Alagoas. O objetivo é alinhar a rede de proteção e atendimento às vítimas de violência, com acompanhamento durante o processo.
A Casa de Direitos oferece serviços como mediação de conflitos, parceria com Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e Defensoria Pública Estadual (DPE), orientações jurídicas, além dos Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente e a Mulheres Vítimas de Violência Física e Sexual.
“Nos casos de violência, oferecemos acompanhamento jurídico, assistência social e psicológica para vítimas de violência. Estreitar as relações com a equipe do Hospital de Emergência é uma forma de ampliar e garantir mais assistência multiprofissional para as vítimas. A integração da rede de atendimento é fundamental para agilizar, direcionar e encorajar a vítima a não desistir no meio do processo”, disse Priscila Araújo, coordenadora técnica da Casa de Direitos em Arapiraca.
O diretor-administrativo do HE do Agreste, Paulo Pereira, considerou importante o alinhamento de trabalho com a equipe da Casa de Direitos. Ele cita como as vítimas de violência sexual e física chegam vulneráveis ao hospital de emergência, além de assustadas e envergonhadas.
“Chegam sem saber o que fazer, abaladas pela violência sofrida. Com uma rede de proteção antenada, com envolvimento de instituições públicas, estas vítimas são atendidas de forma que se sintam acolhidas num momento de imensa dor”, afirmou Paulo Pereira.
Ao final da reunião ficou decidido que as unidades irão atuar para melhorar o fluxo de atendimento, estreitando relações com as Polícias Civil e Militar. “Tudo o que for feito para proteção destas vítimas de violência sexual ou física é garantia de mais segurança para a sociedade”, explicou salientou o diretor administrativo do HEA.
Últimas notícias
Discussão por aluguel termina em agressão entre vizinhos em Palmeira dos Índios
Homem é preso após furtar duas latas de leite em supermercado de Maceió
Homem embriagado é preso após ameaçar a própria mãe em Maceió
Homem contrata duas acompanhantes e ameaça espanca-las em Maceió; uma delas era trans
Mulher denuncia ataques de cães soltos e dono é autuado por omissão em Coité do Nóia
Adolescente de 15 anos é flagrado com drogas após tentar fugir da polícia em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
