HE do Agreste firma parceria com Casa de Direitos de Arapiraca
O objetivo é alinhar a rede de proteção e atendimento às vítimas de violência, com acompanhamento durante o processo
O reforço no atendimento a vítimas de violência física e sexual no interior de Alagoas foi a pauta de reunião realizada nesta terça-feira (21), no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. A direção da unidade hospitalar firmou parceria com a coordenação-técnica da Casa de Direitos – Sua Casa, seus Direitos!, localizada na segunda maior cidade de Alagoas. O objetivo é alinhar a rede de proteção e atendimento às vítimas de violência, com acompanhamento durante o processo.
A Casa de Direitos oferece serviços como mediação de conflitos, parceria com Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) e Defensoria Pública Estadual (DPE), orientações jurídicas, além dos Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente e a Mulheres Vítimas de Violência Física e Sexual.
“Nos casos de violência, oferecemos acompanhamento jurídico, assistência social e psicológica para vítimas de violência. Estreitar as relações com a equipe do Hospital de Emergência é uma forma de ampliar e garantir mais assistência multiprofissional para as vítimas. A integração da rede de atendimento é fundamental para agilizar, direcionar e encorajar a vítima a não desistir no meio do processo”, disse Priscila Araújo, coordenadora técnica da Casa de Direitos em Arapiraca.
O diretor-administrativo do HE do Agreste, Paulo Pereira, considerou importante o alinhamento de trabalho com a equipe da Casa de Direitos. Ele cita como as vítimas de violência sexual e física chegam vulneráveis ao hospital de emergência, além de assustadas e envergonhadas.
“Chegam sem saber o que fazer, abaladas pela violência sofrida. Com uma rede de proteção antenada, com envolvimento de instituições públicas, estas vítimas são atendidas de forma que se sintam acolhidas num momento de imensa dor”, afirmou Paulo Pereira.
Ao final da reunião ficou decidido que as unidades irão atuar para melhorar o fluxo de atendimento, estreitando relações com as Polícias Civil e Militar. “Tudo o que for feito para proteção destas vítimas de violência sexual ou física é garantia de mais segurança para a sociedade”, explicou salientou o diretor administrativo do HEA.
Últimas notícias
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Homem usando tornozeleira eletrônica é flagrado tentando furtar casas e carros no Cruzeiro do Sul
Suspeitos de integrar Comando Vermelho são mortos em confronto policiais em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
