Tereza Nelma participa da inauguração de Centro de Educação Especializada onde investiu R$1,6 milhão
Centro vai ofertar educação especializada para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual
A Deputada Federal Tereza Nelma participa, nesta terça-feira, às 9 horas, no município de Arapiraca da solenidade de inauguração do Centro de Educação Especializada Pestalozzi (CAEEP), onde a deputada investiu R$ 1,6 milhão. A unidade vai ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para criança, jovens e adultos, assim como para o Programa Jovem Aprendiz oferecendo aprendizagem profissional entre outros cursos também voltados para as famílias.
O CAEEP também vai, em parceria com o município, funcionar como anexo das Escolas do município para o Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da manhã já que as escolas só oferecem o EJA noturno. A estrutura conta com 8 salas de aula, 1 sala multidisciplinar, sala dos professores, sala de higienização, os banheiros e a secretaria.
A deputada Tereza Nelma é reconhecida pelo trabalho que desenvolve há mais de 38 anos com as pessoas com deficiência e ressalta que a proposta do Centro é promover a inclusão, fazer com que eles desenvolvam habilidades para que possam viver felizes em sociedade e adquirir sua independência. “É um trabalho que impacta fortemente na vida dessas famílias. Eu acredito em um mundo onde cabe todos nós e por isso sempre ressalto a importância de cuidar das pessoas, das famílias, oferecer estrutura para que todos e todas tenham acesso à educação de qualidade, ao desenvolvimento e que possam crescer, viver com dignidade”, destacou Tereza.
De acordo com a coordenadora do Caeep, Jose Miranda, serão atendidas, incialmente, 105 crianças, podendo chegar até 150. Além disso, o CAEEP fará um trabalho de orientação e formação profissional dos professores de Arapiraca e outros municípios interessados no que se refere à relação ao atendimento das pessoas com deficiência intelectual, autismo, síndromes e encefalopatias.
“Nosso público em geral são pessoas com deficiência intelectual grave. Viver trancado não vai ajudar em nada esse aluno. Com o trabalho que desenvolvemos já temos alunos que hoje vive de forma diferente, participam de atividades e eventos sociais. Nosso trabalho vai além da Educação, queremos preparar esses alunos para a vida assim como a família que também é inserida em todo processo”, destacou.
O recurso também foi utilizado para ampliação do Centro Especializado em Reabilitação Física Luiz Felipe Alves que atenderá cerca de 650 pessoas por mês, entre crianças e adolescentes, com alguma deficiência intelectual que moram nos 46 municípios da macrorregião.
De acordo com a assistente social, Rosângela Ferro, essa nova estrutura vai melhorar as condições de trabalho. “ A recepção, que cabia 40 pessoas, agora vai comportar mais de 100 pessoas, além disso serão ampliadas as salas dos atendimentos de pisicologia, terapias, fonoaudiologia, melhorando muito a qualidades das terapias individuais e coletivas. Também ganha o setor administrativo que agora terá a sua sala podendo produzir melhor”, destacou a Assistente Social.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
