Polícia

Operações deflagradas em Penedo e Maceió cumprem 49 mandados contra organizações criminosas

Ação coordenada pela Segurança Pública tem como objetivo desbaratar quadrilhas de traficantes com ramificação na Capital

Por 7Segundos com SSP/AL 29/09/2021 06h06 - Atualizado em 29/09/2021 07h07
Operações deflagradas em Penedo e Maceió cumprem 49 mandados contra organizações criminosas
Alfredo Gaspar participa pessoalmente de operação deflagrada nesta quarta-feira (29) - Foto: Thaís Lins/ Ascom SSP

Forças da Segurança Pública cumprem, na manhã desta quarta-feira (29), 49 mandados judiciais em duas operações policiais no município de Penedo e Maceió, para combater duas organizações criminosas que atuam no tráfico de drogas na cidade ribeirinha.

Antes das 8h da manhã, 22 prisões foram efetuadas pelas equipes.

As duas operações, denominadas Lupanar e Quebra-Cabeça, são coordenadas pelo secretário da Segurança Pública Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, pelo delegado Gustavo Xavier, diretor da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), pelo delegado regional de Penedo, Fernando Lustosa, pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), tenente-coronel Moura, pelo comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Coutinho, e pelo comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel César Monte.


A Operação Quebra Cabeça cumpre 15 mandados de prisão e oito de busca e apreensão, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A ação é fruto de um trabalho investigativo realizado pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), da Polícia Civil, em parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar.

A organização criminosa alvo da operação atuava no tráfico de drogas na parte baixa da cidade de Penedo e possuía ligações criminosas com outros integrantes que atualmente estão em Minas Gerais e no Paraná, mas que estão sendo monitorados a fim de serem submetidos às leis penais.

A operação ganhou o nome de Quebra Cabeça pelo fato da organização criminosa realizar diversas atuações ilícitas, formando um verdadeiro emaranhado. Outro ponto a se destacar é que diversos integrantes do grupo possuem antecedentes criminais e ligação com o tráfico de drogas.


Os mandados foram cumpridos nos bairros Barro Vermelho, Santa Cecília, Matadouro, Vila Izabel e Cacimbinhas. Em Minas Gerais, um mandado será cumprido no município de Andradas, e outro na cidade de Cidade Gaúcha, no Paraná.

Já a operação Lupanar cumpre 15 mandados de prisão e outros 11 de busca e apreensão, que resultam de uma investigação realizada pela DEIC em parceria com o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Todos os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Durante as investigações ficou constatado que o grupo criminoso alvo desta operação atuava na região central de Penedo e que um de seus integrantes residia em Maceió, no bairro do Bom Parto, onde armazenava a droga que seria comercializada no município do Baixo São Francisco.


A operação ganhou o nome de “Lupanar”, devido a área de atuação do grupo investigado, que realizava suas atividades ilícitas em um local de prostíbulo da cidade. A Operação contou com relevante apoio da Força Tarefa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (CGCCO/DIOP/SEOPI/MJSP), em Alagoas, em parceria considerada importantíssima pela SSP/AL, mesmo porque crimes como tráfico de drogas e armas não têm fronteiras.

Efetivo participante


Participam do cumprimento dos mandados nas operações integradas policiais militares do BOPE, 11º Batalhão, Batalhão Rodoviário (BPRv), 1ª Companhia Independente, agentes da DEIC, TIGRE, Delegacia de Narcóticos (Denarc) e 7ª Delegacia Regional de Penedo, além do Grupamento Aéreo da SSP.

A operação Quebra Cabeça conta com apoio ainda da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Militar de Minas Gerais, por meio da 163ª Companhia do 29º Batalhão.

A população é grande parceira das forças de segurança no combate ao crime em Alagoas e pode contribuir com o trabalho das polícias realizando denúncias sobre homicídios, tráfico de drogas, roubos, organizações criminosas e outros crimes por meio do Disque Denúncia. As informações podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio de ligações para o 181.