Meio ambiente

[Video] 520 anos após descoberta, viaje com o 7Segundos para conhecer a história do Velho Chico

Na companhia do ambientalista Jackson Borges, equipe de reportagem mostra os vários aspectos do Rio da Integração Nacional

Por 7Segundos 03/10/2021 08h08
[Video] 520 anos após descoberta, viaje com o 7Segundos para conhecer a história do Velho Chico
Rio São Francisco na cidade de Traipu - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Rio São Francisco, Velho Chico, Rio da Integração Nacional. São vários os nomes dados ao rio genuinamente brasileiro com mais de 2.800Km de extensão, descoberto no dia de São Francisco de Assis, 04 de outubro de 1501, pelo navegador português Américo Vespúcio que, segundo os relatos históricos, percorreu a sua foz durante uma expedição pela costa brasileira.

O rio que nasce em Minas Gerais e passa por quatro estados nordestinos (Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas) até desaguar no Oceano Atlântico teve seu curso natural alterado pela construção das barragens das usinas hidrelétricas que controlam a vazão das águas do rio no Submédio e Baixo São Francisco.

Apesar dos problemas causados pela interferência humana, como a poluição, o assoreamento e o desmatamento das margens, o Velho Chico ainda é uma importante fonte de renda para milhares de pessoas e de riqueza cultural e histórica com suas tradições,lendas e encantos.

A reportagem do Portal7Segundos Arapiraca embarcou num passeio pelas águas do Rio São Francisco na companhia do ambientalista Jackson Borges na região da cidade de Traipu, no Baixo São Francisco alagoano, um dos 56 municípios banhados pelo Velho Chico ao longo de seu trajeto.

Confira o vídeo: