[Video] 520 anos após descoberta, viaje com o 7Segundos para conhecer a história do Velho Chico
Na companhia do ambientalista Jackson Borges, equipe de reportagem mostra os vários aspectos do Rio da Integração Nacional
Rio São Francisco, Velho Chico, Rio da Integração Nacional. São vários os nomes dados ao rio genuinamente brasileiro com mais de 2.800Km de extensão, descoberto no dia de São Francisco de Assis, 04 de outubro de 1501, pelo navegador português Américo Vespúcio que, segundo os relatos históricos, percorreu a sua foz durante uma expedição pela costa brasileira.
O rio que nasce em Minas Gerais e passa por quatro estados nordestinos (Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas) até desaguar no Oceano Atlântico teve seu curso natural alterado pela construção das barragens das usinas hidrelétricas que controlam a vazão das águas do rio no Submédio e Baixo São Francisco.
Apesar dos problemas causados pela interferência humana, como a poluição, o assoreamento e o desmatamento das margens, o Velho Chico ainda é uma importante fonte de renda para milhares de pessoas e de riqueza cultural e histórica com suas tradições,lendas e encantos.
A reportagem do Portal7Segundos Arapiraca embarcou num passeio pelas águas do Rio São Francisco na companhia do ambientalista Jackson Borges na região da cidade de Traipu, no Baixo São Francisco alagoano, um dos 56 municípios banhados pelo Velho Chico ao longo de seu trajeto.
Confira o vídeo:
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
