Política

Câmara promove audiência pública para discutir situação da Saúde do município

Agentes de saúde, representantes da OAB, MP, SindPrev e Conselho de Saúde participaram de reunião

Por 7Segundos com Assessoria 07/10/2021 10h10 - Atualizado em 07/10/2021 12h12
Câmara promove audiência pública para discutir situação da Saúde do município
Audiência na Câmara Municipal de Palmeira dos Índios - Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios promoveu, na noite de quarta-feira (06), a primeira audiência pública do ano. Para discutir a situação de saúde do município, estiveram presentes agentes de saúde, representantes da OAB, Ministério Público Estadual, imprensa, Conselho de Saúde, SindPrev e o corpo técnico da pasta. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde chegaram após o início das discussões. 

Sob a Presidência do vereador Ronaldo Raimundo Júnior (PSL) e após a chamada de confirmação da presença de todos os parlamentares, o presidente convidou para compor a Mesa: Marta Maria, Fábio Pinto, Edson Santos e Liege Tavares (representando dos agentes de saúde); José Carlos – Presidente do Conselho de Saúde; Valdenise Nunes – Representando o SindPrev e Ailta Rodrigues – Conselho Municipal de Saúde.

Após aberta a sessão a primeira a usar a tribuna foi a senhora Marta Maria que esmiuçou a situação do atraso de pagamentos do Previne Brasil, de direito adquirido pelos agentes de recurso já depositado em conta pelo Governo federal, mas que pela ausência de envio de um projeto por parte do executivo à Câmara, o repasse segue em caixa. Marta ressaltou a preocupação com a situação: “é quase uma gestação, só que a criança não tem data para nascer. Existe uma morosidade por parte da Prefeitura. O dinheiro em conta e nós não podemos receber ”

Durante a fala de Marta Maria, foi anunciada a chegada de representantes da Secretaria de Saúde na Sala de Sessões Vereador Zeca Paulo. De imediato, foram convidados a fazer parte da mesa Roberto Amaral – Sec. Adjunto de Saúde; Leide Alencar – Coordenadora de Atenção Básica; Arnulfo Martines – Diretor de Vigilância e Saúde; e Karenia Rocha – Coordenadora de Assistência Farmacêutica.

A quantidade de máscaras recebidas pelos agentes de saúde e carência de medicamentos também foram discutidas durante a sessão, mas os ânimos se inflamaram mesmo após a fala do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Carlos:

“O prefeito, a Secretaria e o Conselho trabalham, quem precisa mostrar trabalhos são os vereadores”, o que gerou um acirramento no debate. Após as réplicas dos vereadores, a Câmara emitiu uma Nota de Repúdio à fala do presidente do conselho, pelo comportamento inapropriado.

As vereadoras Sheila Duarte (PT) e Adelaide França (PSB) se posicionaram após a fala do presidente do conselho: “A sua fala, além de machista (por se direcionar apenas aos homens na sessão, ignorando a presença das vereadoras), demonstra um desconhecimento total do que está acontecendo na saúde. O seu papel seria ser o interlocutor dos reclames dos agentes de saúde e poderes públicos, mas, Vossa Senhoria, nunca sequer apareceu em nenhuma discussão ou sessão desta casa”, disse a vereadora Sheila Duarte.

“O senhor está mal informado, nós divulgamos os nossos trabalhos em nossas redes sociais e na rede da Câmara. O senhor vem dizer que temos que mostrar o nosso trabalho. Eu não admito. O senhor deve estar muito preocupado com a saúde do município. Mostre, o senhor, o seu trabalho. Qual foi a cobrança, a fiscalização que o senhor fez como presidente do conselho de saúde. Essa casa exige respeito”, foi a fala da vereadora Adelaide França.

Com o clima já tenso, que se iniciou já no início da sessão, diante da ausência de respostas concretas por parte dos técnicos da Secretaria de Saúde, o Presidente registrou repúdio e encerrou a audiência.

Veja as imagens da audiência :