Família procura a Justiça após ter benefício da Tarifa Social cancelado pela Equatorial
A concessionária de energia elétrica em Alagoas informa que a família não se enquadra nos requisitos
Uma família de Arapiraca precisou entrar na Justiça para lutar pela tarifa social, que tem sido negada pela Equatorial, concessionária de energia elétrica em Alagoas. O Portal 7Segundos contou o início dessa história, maio de 2020 e, segundo Jefferson Silva, após a repercussão, o benefício foi concedido aos seus pais.
Entretanto, ainda segundo Jefferson, em março deste ano a empresa retirou sua família do programa, sem dar nenhuma satisfação ou aviso prévio, alegando que seus pais não se enquadravam nas diretrizes para receber o benefício.
"Fiz diversos contatos via e-mail e whatsapp, mas nunca houve resposta por parte da empresa. Até que eu consegui falar via telefone e o atendente me informou que minha família não tem direito", relatou.
Tarifa Social é um benefício social criado pelo Governo Federal para beneficiar as unidades residenciais de famílias com baixa renda. Consiste na redução da tarifa de consumo de energia elétrica em até 65%, podendo chegar até 100% para Indígenas e Quilombolas.
Para ter acesso ao benefício, a família precisa atender a alguns requisitos, como estar inscrita no Cadastro Único para programas sociais do governo federal; renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou
Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; ou Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Segundo Jefferson, sua família preenche todos os pré-requisitos exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) e espera na Justiça uma solução para o impasse junto a Equatorial.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria da comunicação da Equatorial, que encaminhou uma nota de esclarecimento, que será publicada na íntegra:
A Equatorial Alagoas informa que de acordo com a base de dados da distribuidora, foi verificado que o cliente não atende ao critério de renda estabelecido pelo Governo Federal para receber o benefício da Tarifa Social de Energia Energia Elétrica (TSEE).
Caso a informação esteja desatualizada, a empresa orienta que o cliente se dirija até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo, para verificar sua situação e fazer a atualização do seu cadastro.
Após a atualização das informações junto ao Cras, o cliente poderá entrar em contato pelos canais de atendimento da distribuidora para realizar a solicitação do benefício que pode ser feita pelo telefone 0800 082 0196, pelo site www.al.equatorialenergia.com.b... ou, se preferir, por mensagem de texto via WhatsApp no número (82) 2126-9200. As inscrições também podem ser realizadas nas agências de atendimento, com os leituristas, agentes de campo e agentes de negociação.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas