Arapiraca

Músicos de Arapiraca criam associação para fortalecer e unir a categoria

Diretoria se reuniu nesta terça (26) para discutir questões como a valorização do músico arapiraquense e o workshop com Nelson Faria

Por 7segundos 27/10/2021 07h07 - Atualizado em 11/11/2021 19h07
Músicos de Arapiraca criam associação para fortalecer e unir a categoria
Amear se reuniu nesta terça-feira (26) na Casa de Cultura de Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Registrada em cartório no dia 22 de outubro de 2021, a Amear - Associação de Música e Entretenimento de Arapiraca, já começa a movimentar a classe musical arapiraquense. 

A Amear foi criada com o propósito de organizar e fortalecer a categoria dos músicos, agregando também a classe dos produtores de entretenimento de Arapiraca. Nesta terça-feira (26), a associação realizou a terceira reunião na sede da Casa da Cultura, localizada na Praça Luiz Pereira Lima.

A Amear foi criada com o propósito de organizar e fortalecer a categoria dos músicos, agregando também a classe dos produtores de entretenimento de Arapiraca. A ideia surgiu no primeiro semestre de 2021 e foi amadurecendo até ser concretizada agora no mês de outubro.

Reunião da Amear na Casa de Cultura de Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Na pauta de discussões, constavam pontos como a integração da associação com músicos de todos os segmentos, além da valorização dos músicos arapiraquenses.

“Precisamos fortalecer a classe para valorizá-la e fazer com que o músico possa investir nele próprio, em seu aperfeiçoamento técnico e profissional, passando também pela questão dos equipamentos, valorizando dessa forma, a si mesmo, comentou o saxofonista Jacó, um dos fundadores da associação. 

Para o guitarrista Mohab Canuto, que também ajudou a fundar a Amear, o músico só terá condições de investir nele próprio a partir de sua própria valorização. "É nos unindo que a gente pode conseguir o objetivo de nos aperfeiçoar para sermos mais valorizados", ressaltou Mohab.

 Para o presidente, Paulinho, a Amear terá um papel importante enquanto representatividade da classe. "A a associação vai viabilizar a discussão direta com o poder público e o setor privado, de assuntos e projetos que possam beneficiar a categoria de maneira coletiva”, disse o presidente Paulo Nunes, o Paulinho.

Já o secretário Ricardo Evangelista, destacou que a associação é de músicos e sendo assim, está de portas abertas para receber os músicos que quiserem fazer parte dela.

“Independentemente do estilo de cada um, a associação quer fortalecer a classe, contribuir para aprimorar a sua formação”, disse Ricardo Evangelista.

Logomarca da Amear. Foto: cortesia

A Amear também discutiu questões relacionadas à realização do workshop marcado para o dia 13 de novembro em Arapiraca com o conceituado guitarrista Nelson Faria, dono de um dos canais de música mais acessados no Youtube, denominado Um Café Lá em Casa, onde Nelson recebe vários artistas consagrados da MPB para um bate papo regado à música.

Nelson Faria tem 58 anos, nasceu em Belo Horizonte-MG e já tocou com feras como Cássia Eller, Zélia Duncan e João Bosco. Nelson também ensina técnicas de harmonia e improvisação em suas redes sociais e estará em Arapiraca realizando duas horas de workshop, provavelmente, no teatro do Planetário, localizado no Bairro Zélia Barbosa Rocha. Pelo menos esse foi o local que a associação escolheu para a sua realização.

O workshop com Nelson Faria está sendo promovido pela Amear com o apoio da Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, além de outros parceiros. As inscrições são limitadas.

Músico e professor Nelson Faria. Foto: divulgação

Os diretores da associação contaram que a realização do workshop com Nelson Faria é o passo inicial dado pela Amear com o objetivo da criação de um conservatório de música em Arapiraca. “O prefeito Luciano Barbosa já sinalizou positivamente com a criação do primeiro conservatório de música de Arapiraca, mas, para que isso aconteça, precisamos criar um clima, uma cena musical na cidade para poder fomentar a criação do conservatório, e o workshop é primeiro passo”, destacou o vice-presidente Josimar.

A próxima reunião da Amear foi marcada para o dia 9 de novembro na Casa de Cultura de Arapiraca e até lá os seus membros vão se organizar para traçar elaborar novas pautas de discussão.

“A associação já estava atuando mesmo antes de ser formalizada e tudo surgiu em função da pandemia, da necessidade de ajudar os músicos que estavam em uma situação financeira mais delicada”, enfatizou também o vice-presidente Josimar Alves.

Associação foi fundada em outubro de 2021. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Jó explicou ainda que as pessoas que hoje compõem a diretoria da associação lutaram também pela implantação do auxílio emergencial dos músicos arapiraquenses durante a pandemia fixado em R$400,00 pela prefeitura de Arapiraca e pagos em duas parcelas de R$200,00 após decreto assinado pelo prefeito Luciano Barbosa em abril de 2021.

“Além do auxilio, lutamos para que os músicos retornassem à atividade tocando nos pontos de vacinação e recebendo cachê pelas apresentações. Todas essas atitudes encontraram apoio por parte do poder público municipal e foram gerando outras demandas que aos poucos, foram nos mostrando a necessidade de nos organizarmos, daí surgiu a ideia de fundar a associação”, destacou Josimar.