Política

Marx Beltrão assina requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa das cidades históricas de Alagoas

A Frente parlamentar visa promover ações para preservação e valorização do patrimônio histórico destas cidades

Por 7Segundos com Assessoria 03/11/2021 11h11 - Atualizado em 03/11/2021 11h11
Marx Beltrão assina requerimento para criação da Frente Parlamentar em Defesa das cidades históricas de Alagoas
Deputado Federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Reprodução

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) quer garantir mais investimentos para a preservação do patrimônio das cidades históricas de Alagoas buscando, com esta iniciativa, não somente valorizar a história alagoana como alocar recursos para a preservação e o incentivo do turismo nestes municípios. Penedo, Piranhas, Marechal Deodoro, União dos Palmares e até mesmo localidades de Maceió, capital do estado, possuem forte traço como marco de memória e, uma vez preservados, restaurados, sinalizados e bem divulgados, podem atrair a atenção de mais visitantes e estimular o desenvolvimento turístico de toda a região.

Com este objetivo, o parlamentar foi um dos deputados federais que assinou o requerimento para que a Câmara dos Deputados registre, em âmbito nacional, a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Cidades Históricas - Patrimônio Cultural Brasileiro. Entre as metas da Frente, constituída por Deputados Federais e Senadores, está a promoção de ações para que esse patrimônio seja preservado; acompanhar proposições que se mostrem coerentes com os objetivos de valorização e preservação das cidades históricas e das mais diversas expressões culturais; e acompanhar o andamento das atividades de gestão e dos recursos destinados à área.

“Em Alagoas temos diversos sítios históricos que precisam de investimentos pelo seu valor para nossa memória, pelo caráter educativo e social, mas também e especialmente pela natureza turística que estes locais já têm e que pode, inclusive, aumentar. Penedo tem um patrimônio tão rico que é considerada a Ouro Preto do Nordeste. União dos Palmares tem a Serra da Barriga e toda a memória de Zumbi e do quilombo. Marechal Deodoro, além de berço do proclamador da República, tem edificações únicas. Piranhas tem o Velho Chico e a história do cangaço. Maceió tem diversos pontos de interesse histórico também. Esta Frente vai aglutinar parlamentares para lutar por patrimônios como estes, que precisam de olhar diferenciado”, destacou Marx Beltrão.

“Queremos estimular o turismo histórico em Alagoas. Temos belas paisagens, praias, lagoas e rios. E também muita história para contar a quem nos visita. Precisamos avançar no turismo, principalmente neste momento pós vacinação, onde se aguarda uma retomada do setor com a redução da pandemia da Covid-19, gerando empregos e movimentando nossa economia”, reiterou o deputado federal. Informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostram que o setor do turismo deve registrar um crescimento superior a 19% até o fim de 2021, melhor índice desde o início da crise do novo coronavírus. “Sou um defensor deste segmento, desde meu primeiro dia de vida pública, de minha atuação como prefeito, ministro de Estado e como parlamentar presidente da Frente Mista em Defesa do Turismo em Brasília”, concluiu Marx.