Curiosidades

O cachorro que ajuda crianças com medo de agulha a se vacinarem

Goldendoodle de seis anos é parte de uma equipe de 14 cachorros de terapia, que acompanham pacientes e seus papais durante internação

Por REUTERS 16/11/2021 11h11 - Atualizado em 16/11/2021 11h11
O cachorro que ajuda crianças com medo de agulha a se vacinarem
O cachorro Ollie é parte da terapia de Tanner Rico, 16, paciente com câncer - Foto: REUTERS/Mike Blake

No hospital infantil de San Diego, na Califórnia, tem um membro especial: Ollie, um Goldendoodle (mistura de golden com poodle) de seis anos.

Na Califórnia, crianças de 5 a 11 anos já podem se vacinar contra a Covid-19, mas muitas morrem de medo de agulha. O cão ajuda crianças com medo e ansiedade a vencerem essa barreira e se vacinarem.

Ele faz parte de uma equipe de 14 "cachorros de terapia", treinados para atrair a atenção dos pequenos medrosos.

A expectativa de uma espetada fez Avery Smith, de 9 anos, chorar, mas então Ollie entrou e sentou-se aos pés dela. A mãe de Avery, Kelli Donahue, tirou uma foto dela com o cachorro e a irmã Olive, de 6 anos. O trauma passou rapidinho.

"Isso me ajudou porque eu nunca tomei uma vacina Covid antes e não sabia como era. Mas quando eu vi o cachorro, me acalmei”, disse Avery.

Cachorro de terapia

Antes da vacina, os cachorros já tinham um trabalho: levar um pouco de alegria a pacientes do hospital infantil, a maioria internado com câncer ou outras doenças que drenam a energia dos pacientes.

Às vezes, quem precisa de uma patinha canina são os pais das crianças. "Às vezes, um pai diz: 'Ele está dormindo depois da cirurgia, mas posso fazer carinho no cachorro?' Eles abraçam os doguinhos e se sentem melhor", conta Kristin Gist, 75, dona do Ollie, voluntária do programa e ex-diretora do hospital.

Quando as restrições por conta da Covi-19 começaram, as mais de 20 mil visitas caninas aos hospitais foram interrompidas. Agora, elas voltaram a acontecer.

"Não tinha nada. Estava silencioso. As crianças estavam entediadas", disse Carlos Delgado, porta-voz do hospital. "Então, graças a Deus, conseguimos começar a trazer o programa de volta. Mesmo uma visita de três minutos com um cachorro faz a diferença para o dia deles."