Para não sacrificar cachorro, tutora faz campanha para custear tratamento contra calazar
O animal foi diagnosticado após exame feito durante ação promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses

Quando um bichinho de estimação adoece, é inevitável não ficarmos aflitos. Uma família, que mora no povoado Tabela, zona rural de Arapiraca, está bastante abalada com a possibilidade de precisar sacrificar o pequeno Nick, um cachorrinho de 4 anos sem raça definida.
De acordo com Débora Santana, há uns três meses o Centro de Controle de Zooneses (CCZ) realizou uma ação para averiguar a existência de cachorros com leishmaniose, doença popularmente conhecida como calazar.
"Eles colheram o sangue do Nick e há alguns dias trouxeram o resultado, afirmando que havia dado positivo. Naquele momento, o CCZ já queria levar o nosso cachorro para sacrificar. Minha tia, que é a tutora dele, tem quase 70 anos e ficou desesperada", relatou.
A família não deixou e fez, de forma particular, um novo exame para comprovar que o animal realmente tinha a doença, pois ele não apresenta nenhum sintoma.
"Levamos ele ao veterinário, que refez o teste e, infelizmente confirmou a doença. O próprio profissional não aconselhou a eutanásia. A doença tem tratamento, apesar de ser bem caro", continuou Débora.
O valor total orçado pela clínica veterinária ficou em R$1.558 e, para conseguir arcar com essa despesa, a família pede ajuda, através de uma campanha online.
Quem puder ajudar, pode realizar qualquer transferência, que pode ser feita via PIX pelo número de CPF 062.904.234-95. A família também abriu uma vakinha online, que pode ser acessada clicando aqui.
SOBRE A DOENÇA:
A leishmaniose (ou calazar) é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para seres humanos. Apesar de relativamente silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo, inclusive, levar o paciente à morte.
Até pouco tempo, o diagnóstico de Leishmaniose era uma das piores notícias que um tutor poderia receber. Isso porque não havendo cura para a zoonose, a recomendação era que todos os pets confirmados com a doença fossem sacrificados.
A partir de 2018, graças a um medicamento de uso exclusivo nos pets, a Leishmaniose deixou de ser uma doença sem cura.
Últimas notícias

Homem é preso em Campestre ao transportar arma de Pernambuco para Alagoas

Corpo de mulher decapitada é encontrado às margens de lagoa em Coqueiro Seco

Homem tenta fugir de emboscada, mas acaba morto a tiros na zona rural de São Sebastião

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
