Educação

[Vídeo] Mães precisam disputar lugar para os filhos viajarem sentados em ônibus escolar

Segundo prefeitura, número de ônibus escolares em circulação deve aumentar nos próximos dias

Por 7Segundos 16/11/2021 12h12 - Atualizado em 16/11/2021 14h02
[Vídeo] Mães precisam disputar lugar para os filhos viajarem sentados em ônibus escolar
Mães fazem apelo por mais ônibus escolares em Arapiraca - Foto: Reprodução

Mães de alunos do bairro Arnon de Mello, em Arapiraca, procuraram o 7Segundos para fazer um apelo contra a superlotação no transporte escolar. Crianças e adolescentes que estudam nas escolas Pedro Correia e Maçônica chegam a viajar em pé dentro dos ônibus.

"Quando o ônibus para, eu e outras mães colocamos os filhos para subirem logo e encontrar um lugar para sentar. Mas ainda assim chega a ficar quatro ou cinco crianças em um lugar que deveria viajar apenas duas. Nossos filhos correm risco todos os dias", declarou, Joseane, mãe de um estudante da Escola Pedro Correia.

Ela gravou um vídeo mostrando como é a entrada dos alunos em um dos pontos de parada do ônibus escolar que atende as crianças do bairro. "A gente faz um apelo para que a prefeitura aumente a quantidade de ônibus. Muitas dessas crianças são pequenas, não conseguem se segurar direito. Basta uma freada brusca para elas correrem o risco de se machucar", declarou.


A superlotação no transporte escolar é problema também em outras localidades, em que o serviço é prestado pela rede estadual. Esse é o caso dos alunos que moram no Residencial Aroeiras, próximo à Ufal e povoado Lagoa do Rancho.

"Milha filha disse que o motorista falou para os alunos irem reclamar na secretaria. Mas o próprio motorista, se está andando com o ônibus superlotado tem que tentar resolver a situação, antes de aconteça o pior", declarou uma mãe.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca, que informou que o problema já havia sido identificado e que já está sendo normalizado.

Segundo o município, o transporte escolar estava funcionando de maneira reduzida em decorrência da diminuição da quantidade de estudantes, por conta do ensino híbrido, já que alguns pais não estavam autorizando o retorno presencial. Com a adesão recente desses alunos, o serviço de transporte está sendo regularizado.