Arapiraca

Professores fazem manifestação por canal de diálogo com a prefeitura de Arapiraca

Categoria está mobilizada por alinhamento de folha, para contemplar servidores administrativos e aposentados

Por 7Segundos 19/11/2021 13h01 - Atualizado em 25/11/2021 10h10
Professores fazem manifestação por canal de diálogo com a prefeitura de Arapiraca
Trabalhadores se concentraram na frente do Centro Administrativo antes de iniciar o protesto - Foto: 7Segundos

Trabalhadores da rede municipal de Educação fizeram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Administrativo de Arapiraca. Eles queriam ser recebidos pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB) e reivindicam alinhamento da folha da Educação, que contemplaria professores, pessoal do apoio administrativo e aposentados.

"Este ano não pode ter reajuste salarial, mas pode ser feito um alinhamento de folha, como o governo do Estado fez. A prefeitura pode repassar o IPCA [índice que mede a inflação], que é de 10,66%. Mas a gente pede 13% de alinhamento de folha, porque o pessoal do apoio administrativo está recebendo menos de um salário mínimo. E a prefeitura tem uma sobra de R$ 16 milhões, valor que é suficiente para fazer esse alinhamento. Mas simplesmente querem dar um rateio, que deixa de fora o pessoal do apoio e os aposentados", declarou Josi Pereira, diretora de Assuntos Educacionais do Sinteal.

Os manifestantes se reuniram na calçada do Centro Administrativo e depois seguiram gritando palavras de ordem pelos corredores da prefeitura. No momento do protesto, o prefeito Luciano Barbosa estava cumprindo agenda no Conjunto Frei Damião.

De acordo com Josi Pereira, a pauta sobre o alinhamento da folha já foi apresentada aos gestores da Educação, em um encontro com representantes do Sinteal que aconteceu na quinta-feira (18). A reunião, no entanto, não foi considerada satisfatória pela categoria.

"Desde o início do ano a gente tenta abrir um canal de diálogo com o prefeito Luciano Barbosa. Vários ofícios foram encaminhados solicitando reunião. Os primeiros, durante a fase mais pesada da pandemia, ele não se deu sequer o trabalho de responder; e os últimos, ele respondeu pedindo pra adiar. Ele não estava presente na reunião de ontem, apenas designou a equipe da Secretaria de Educação para nos receber já com uma fala programada de que nossa reivindicação não vai dar em nada. Isso não é negociação, não é diálogo", ressaltou a sindicalista.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que uma comissão dos trabalhadores da Educação será recebida em uma reunião com data e horário que será confirmado com a Secretaria de Educação e com o prefeito Luciano Barbosa na próxima semana.