Professores fazem manifestação por canal de diálogo com a prefeitura de Arapiraca
Categoria está mobilizada por alinhamento de folha, para contemplar servidores administrativos e aposentados

Trabalhadores da rede municipal de Educação fizeram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira (19), no Centro Administrativo de Arapiraca. Eles queriam ser recebidos pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB) e reivindicam alinhamento da folha da Educação, que contemplaria professores, pessoal do apoio administrativo e aposentados.
"Este ano não pode ter reajuste salarial, mas pode ser feito um alinhamento de folha, como o governo do Estado fez. A prefeitura pode repassar o IPCA [índice que mede a inflação], que é de 10,66%. Mas a gente pede 13% de alinhamento de folha, porque o pessoal do apoio administrativo está recebendo menos de um salário mínimo. E a prefeitura tem uma sobra de R$ 16 milhões, valor que é suficiente para fazer esse alinhamento. Mas simplesmente querem dar um rateio, que deixa de fora o pessoal do apoio e os aposentados", declarou Josi Pereira, diretora de Assuntos Educacionais do Sinteal.
Os manifestantes se reuniram na calçada do Centro Administrativo e depois seguiram gritando palavras de ordem pelos corredores da prefeitura. No momento do protesto, o prefeito Luciano Barbosa estava cumprindo agenda no Conjunto Frei Damião.
De acordo com Josi Pereira, a pauta sobre o alinhamento da folha já foi apresentada aos gestores da Educação, em um encontro com representantes do Sinteal que aconteceu na quinta-feira (18). A reunião, no entanto, não foi considerada satisfatória pela categoria.
"Desde o início do ano a gente tenta abrir um canal de diálogo com o prefeito Luciano Barbosa. Vários ofícios foram encaminhados solicitando reunião. Os primeiros, durante a fase mais pesada da pandemia, ele não se deu sequer o trabalho de responder; e os últimos, ele respondeu pedindo pra adiar. Ele não estava presente na reunião de ontem, apenas designou a equipe da Secretaria de Educação para nos receber já com uma fala programada de que nossa reivindicação não vai dar em nada. Isso não é negociação, não é diálogo", ressaltou a sindicalista.
A assessoria de comunicação da prefeitura informou que uma comissão dos trabalhadores da Educação será recebida em uma reunião com data e horário que será confirmado com a Secretaria de Educação e com o prefeito Luciano Barbosa na próxima semana.
Últimas notícias

Funcionários da limpeza urbana de Maceió são flagrados brigando em via pública

Governo de Alagoas amplia prazo das autorizações de uso da água do Canal do Sertão

Hospital Metropolitano de Alagoas utiliza botox para tratar doenças neurológicas

IMA alerta sobre a importância dos cassacos para o meio ambiente e o que fazer ao encontrá-los em residências

Dia da Saúde e da Nutrição é celebrado com ação no Maceió Shopping

Homem condenado a oito anos por estupro de vulnerável é preso em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
