Baixo São Francisco

Filme "Nazo – Dia e Noite Maria", lota sessão do Circuito Penedo de Cinema

Considerado patrimônio vivo de Penedo, Nazo é protagonista no filme e conta sobre a discriminação enfrentada na luta por sua identidade de gênero

Por 7Segundos com Assessoria 26/11/2021 16h04
Filme 'Nazo – Dia e Noite Maria',  lota sessão do Circuito Penedo de Cinema
Dirigido pela professora da Ufal Andréa Paiva, o documentário conta a história de Nazo, penedense que se descobre e luta pelo seu direito de ser LGBTQIA+ - Foto: Assessoria

A noite da última quinta-feira (25), teve como atração principal, a exibição do filme convidado “Nazo – Dia e noite Maria”, que atingiu a capacidade máxima de presença na sala e rendeu muitos aplausos do público presente. Dirigido pela professora da Ufal Andréa Paiva, o documentário conta a história de Nazo, penedense que se descobre e luta pelo seu direito de ser LGBTQIA+.

Andréa conta que o Circuito Penedo de Cinema foi um dos principais impulsionadores para a construção do filme, que foi realizado com recursos próprios. “O Circuito é responsável pela minha iniciação no audiovisual. Foi o ambiente das oficinas e capacitações que me levou a essa área e foi através do evento que a ideia desse enredo surgiu”, destacou a diretora.

O curta apresenta a luta de Nazo por garantia de direitos e respeito à identidade das travestis. Foto: kamylla Rafael

De acordo com Machado Júnior, diretor de fotografia do filme, a produção durou 1 ano e contou com a consultoria de Rafhael Barbosa, um dos diretores de “Cavalo”, longa-metragem alagoano que foi pré-selecionado ao Oscar 2022. “Conheci Andréa em uma das oficinas do circuito que era ministrada pelo Rafhael. Nessa oportunidade, conseguimos unir esse contato e trazer todo o aprendizado para o filme de Nazo”, contou Machado.

A História do Protagonista


Apelidado carinhosamente por “Nazo do Amendoim”, ele é uma figura ilustre, conhecida por toda a cidade e considerada pela diretora do filme “um patrimônio vivo de Penedo”. Dentro dessa percepção, a ideia de ilustrar a história de vida do personagem surgiu a partir de uma crítica à homofobia. “Eu conheci Nazo há mais ou menos 8 anos e nesse contato pude conhecer sua trajetória de vida e perceber que a história era digna de um filme”, salientou Andréa.

Presente na sessão, Nazo também assistiu ao documentário. O protagonista conta que se considera um vencedor e se alegra em participar desse momento no evento. “Aos meus amigos que também lutam contra a homofobia eu digo que não desistam, não deixem de ser quem vocês são”, reforça Nazo.