Filme "Nazo – Dia e Noite Maria", lota sessão do Circuito Penedo de Cinema
Considerado patrimônio vivo de Penedo, Nazo é protagonista no filme e conta sobre a discriminação enfrentada na luta por sua identidade de gênero
A noite da última quinta-feira (25), teve como atração principal, a exibição do filme convidado “Nazo – Dia e noite Maria”, que atingiu a capacidade máxima de presença na sala e rendeu muitos aplausos do público presente. Dirigido pela professora da Ufal Andréa Paiva, o documentário conta a história de Nazo, penedense que se descobre e luta pelo seu direito de ser LGBTQIA+.
Andréa conta que o Circuito Penedo de Cinema foi um dos principais impulsionadores para a construção do filme, que foi realizado com recursos próprios. “O Circuito é responsável pela minha iniciação no audiovisual. Foi o ambiente das oficinas e capacitações que me levou a essa área e foi através do evento que a ideia desse enredo surgiu”, destacou a diretora.

O curta apresenta a luta de Nazo por garantia de direitos e respeito à identidade das travestis. Foto: kamylla Rafael
De acordo com Machado Júnior, diretor de fotografia do filme, a produção durou 1 ano e contou com a consultoria de Rafhael Barbosa, um dos diretores de “Cavalo”, longa-metragem alagoano que foi pré-selecionado ao Oscar 2022. “Conheci Andréa em uma das oficinas do circuito que era ministrada pelo Rafhael. Nessa oportunidade, conseguimos unir esse contato e trazer todo o aprendizado para o filme de Nazo”, contou Machado.
A História do Protagonista
Apelidado carinhosamente por “Nazo do Amendoim”, ele é uma figura ilustre, conhecida por toda a cidade e considerada pela diretora do filme “um patrimônio vivo de Penedo”. Dentro dessa percepção, a ideia de ilustrar a história de vida do personagem surgiu a partir de uma crítica à homofobia. “Eu conheci Nazo há mais ou menos 8 anos e nesse contato pude conhecer sua trajetória de vida e perceber que a história era digna de um filme”, salientou Andréa.
Presente na sessão, Nazo também assistiu ao documentário. O protagonista conta que se considera um vencedor e se alegra em participar desse momento no evento. “Aos meus amigos que também lutam contra a homofobia eu digo que não desistam, não deixem de ser quem vocês são”, reforça Nazo.
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
