Educação municipal terá paralisação por três dias em Arapiraca
Categoria reivindica alinhamento salarial de 13%
Uma comissão formada por trabalhadores da Educação e representantes do Sinteal comunicaram oficialmente, nesta sexta-feira (26), a prefeitura de Arapiraca sobre a paralisação programada para a próxima semana. Nos dias 1º, 2 e três de dezembro (de quarta a sexta), as aulas na rede municipal estão suspensas.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) deverá definir um cronograma de mobilização para os três dias. A categoria reivindica alinhamento salarial de 13% para professores, pessoal de apoio e aposentados.
"Este ano não pode ter reajuste salarial, mas pode ser feito um alinhamento de folha, como o governo do Estado fez. A prefeitura pode repassar o IPCA [índice que mede a inflação], que é de 10,66%. Mas a gente pede 13% de alinhamento de folha, porque o pessoal do apoio administrativo está recebendo menos de um salário mínimo. E a prefeitura tem uma sobra de R$ 16 milhões, valor que é suficiente para fazer esse alinhamento. Mas simplesmente querem dar um rateio, que deixa de fora o pessoal do apoio e os aposentados", declarou Josi Pereira, diretora de Assuntos Educacionais do Sinteal.
Além do reajuste, a categoria reclama também da falta de diálogo com a prefeitura. Na última quarta e quinta-feira (25), uma comissão ficou esperando por uma audiência com o prefeito Luciano Barbosa (MDB), que não aconteceu.
A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação, que se pronunciou por meio da seguinte nota:
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, informa que, apesar da decisão deliberada em assembleia pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), as eleições para Gestores Escolares serão mantidas, tendo como data de realização a próxima quinta-feira (2).
Últimas notícias
São Sebastião integra programa “Alagoas Sem Fome na Infância” e reforça compromisso com a primeira infância
Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome
Vídeo mostra homem se masturbando dentro de van em Arapiraca
Operação contra furto de cabos resulta em seis prisões em cinco municípios de Alagoas
Hospital de Emergência do Agreste promove ação de prevenção ao câncer de mama
Gominho é internado em hospital e desabafa: "Não faz sentido"
Vídeos e noticias mais lidas
Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
