Educação

Educação municipal terá paralisação por três dias em Arapiraca

Categoria reivindica alinhamento salarial de 13%

Por 7Segundos 26/11/2021 17h05
Educação municipal terá paralisação por três dias em Arapiraca
Professores de Arapiraca tentaram reunião com o prefeito Luciano Barbosa para tratar do alinhamento salarial - Foto: Cortesia

Uma comissão formada por trabalhadores da Educação e representantes do Sinteal comunicaram oficialmente, nesta sexta-feira (26), a prefeitura de Arapiraca sobre a paralisação programada para a próxima semana. Nos dias 1º, 2 e três de dezembro (de quarta a sexta), as aulas na rede municipal estão suspensas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) deverá definir um cronograma de mobilização para os três dias. A categoria reivindica alinhamento salarial de 13% para professores, pessoal de apoio e aposentados.

"Este ano não pode ter reajuste salarial, mas pode ser feito um alinhamento de folha, como o governo do Estado fez. A prefeitura pode repassar o IPCA [índice que mede a inflação], que é de 10,66%. Mas a gente pede 13% de alinhamento de folha, porque o pessoal do apoio administrativo está recebendo menos de um salário mínimo. E a prefeitura tem uma sobra de R$ 16 milhões, valor que é suficiente para fazer esse alinhamento. Mas simplesmente querem dar um rateio, que deixa de fora o pessoal do apoio e os aposentados", declarou Josi Pereira, diretora de Assuntos Educacionais do Sinteal.

Além do reajuste, a categoria reclama também da falta de diálogo com a prefeitura. Na última quarta e quinta-feira (25), uma comissão ficou esperando por uma audiência com o prefeito Luciano Barbosa (MDB), que não aconteceu.

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação, que se pronunciou por meio da seguinte nota:

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, informa que, apesar da decisão deliberada em assembleia pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), as eleições para Gestores Escolares serão mantidas, tendo como data de realização a próxima quinta-feira (2).