Prefeitura de Penedo inaugura Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto
Inauguração contou com a presença do governador de Alagoas e show da cantora Elba Ramalho
A inauguração do Centro de Convenções e Eventos Comendador Zeca Peixoto representa um novo marco na história de Penedo. O espaço é mais uma obra do PAC Cidades Históricas concluída no município pronto para gerar mais emprego e renda por meio do turismo.
A Cidade dos Sobrados dispõe de espaços públicos localizados em seu Centro Histórico para sediar seminários, congressos e eventos de forma integrada, com uso múltiplo das instalações do Theatro Sete de Setembro, da Biblioteca da Sociedade de Arte e Cultura Popular de Penedo, do Círculo Operário e agora também do Centro de Convenções.
Estruturada para o turismo de negócios, Penedo reconquista sua importância e pioneirismo, aspectos ressaltados por Ronaldo Lopes em seu discurso.
Emocionado, o gestor penedense frisou que seu pai, Dr. Hélio Lopes, era o prefeito de Penedo quando o Cinema São Francisco foi inaugurado, em 1959. Passados mais de 60 anos, o filho do homem público exemplar em sua vida pessoal e profissional tem a honra de inaugurar um empreendimento fundamental para o desenvolvimento de Penedo.

O empreendedorismo da família Peixoto, liderada à época por José da Silva Peixoto – Comendador Zeca Peixoto – também foi destacado, inclusive com o nome do empresário penedense que “pensava à frente de seu tempo”, conforme frisou Ronaldo Lopes.
A recuperação de mais um patrimônio histórico nacional é resultado da articulação iniciada na gestão Marcius Beltrão/Ronaldo Lopes junto ao senador Renan Calheiros, que prestigiou o evento ao lado do governador Renan Filho, autoridade também presente na solenidade.
O projeto elaborado em parceria com o Iphan Alagoas, sob a superintendência do arquiteto penedense Mário Aloisio Barreto Melo incluiu o Cine São Francisco no PAC Cidades Históricas, trabalho que viu ser concluído ontem, ao lado das autoridades e convidados.

Com recurso de emenda parlamentar do senador Renan Calheiros, o convênio foi assinado com o Ministério do Turismo em 2016, quando o gestor da pasta era o alagoano Vinícius Lages, atual diretor do Sebrae que prestigiou a solenidade na frente de honra composta ainda por Tereza Nelma (deputada federal) e Maria Lucinda Peixoto, filha do Comendador Zeca Peixoto.
“Para realizar um sonho como esse é preciso a participação de muitas pessoas”, afirmou Ronaldo Lopes, agradecendo em nome do povo de Penedo e lembrando que dos três centros de convenções autorizados em 2016, apenas o de Penedo está pronto, mais uma prova do compromisso com uso dos recursos públicos no município cuja execução do PAC Cidades Históricas ganhou destaque positivo em reportagem produzida pelo Fantástico.
A abertura do Centro de Convenções e Eventos de Penedo também homenageou pessoas que trabalharam no então Cine SF (bilheteiras, porteiros, operadores dos equipamentos de projeção) e a família do Comendador Zeca Peixoto – representada por Lucinda Peixoto – e foi encerrada em grande estilo, com show da cantora Elba Ramalho.
Últimas notícias
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Motociclista causa batida e foge após colisão na rotatória do Grupo Coringa
Sine Maceió oferece 716 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º)
Caso Cláudia Pollyanne: Polícia conclui inquérito e indica dono de clínica por homicídio doloso
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
