Polícia

Falsa médica é presa ao usar diploma falso para atuar no Programa de Saúde da Família em Igreja Nova

A suspeita cursou Medicina em uma universidade da Bolívia, mas não chegou a terminar a graduação

Por 7Segundos 30/11/2021 17h05 - Atualizado em 30/11/2021 18h06
Falsa médica é presa ao usar diploma falso para atuar no Programa de Saúde da Família em Igreja Nova
Falsa médica é presa após usar diploma falso para emitir registro profissional - Foto: Ilustração

Uma mulher, que não teve a identidade revelada, foi presa nesta terça-feira (30), pela Polícia Federal (PF) na cidade de Igreja Nova, localizada no Baixo São Francisco alagoano, por exercício ilegal da profissão.

A suspeita utilizava um diploma falso de Medicina para atuar como médica do Programa de Saúde da Família.

De acordo com as investigações, a mulher utilizou o diploma para tentar obter registro profissional.

Em virtude da circunstância flagrancial, a falsa médica foi conduzida ao plantão da Superintendência Regional da PF em Alagoas para as providências de praxe. Lá, ela foi ouvida pelo delegado Miguel Pereira.

A suspeita chegou a cursar Medicina em uma faculdade na Bolívia, mas não chegou a concluir o curso, muito menos ser aprovada no exame Revalida, promovido pelo Ministério da Educação.

Por se tratar, na situação flagrancial, de crime de menor potencial ofensivo, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência- TCO, instruído com a oitiva da flagranteada, com a apreensão do carimbo usado pela “falsa médica”, bem como com a relação de atendimentos do dia em questão, elementos que demonstram o exercício ilegal da medicina.

A flagranteada comprometeu-se a comparecer em juízo quando chamada, razão pela qual foi liberada sem arbitragem de fiança. E responderá pelos crimes previstos no art. 282 (exercício ilegal da medicina), art. 297 (falsificação de documento público) e art. 304 (uso de documento falso), todos do CP.