Cultura

[Vídeo] Heróis e heroínas da vida real têm histórias eternizadas no Projeto Raízes

Iniciativa do deputado Ricardo Nezinho completa nona edição e imortaliza histórias de moradores de Arapiraca

20/12/2021 13h01 - Atualizado em 20/12/2021 16h04
[Vídeo] Heróis e heroínas da vida real têm histórias eternizadas no Projeto Raízes
Ricardo Nezinho conclui 9ª edição do projeto Raízes de Arapiraca - Foto: Assessoria

Heroismo é muito mais que a prática de atos sobre humanos, é agir com bravura diante da vida, é fazer a diferença na vida das pessoas que o rodeiam. Essa é a sensação deixada ao final de mais uma edição do Projeto Raízes, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), que no último domingo (19), apresentou mais 15 documentários contando a história de heróis e heroínas que firmaram suas raízes em Arapiraca.

"Com a 9ª edição chegamos a 160 documentários lançados. O projeto é fonte de pesquisa para estudantes, universitários e que a gente possa beber da sabedoria destas pessoas que superaram as adversidades e criaram a fórmula perfeita para fazer Arapiraca ter tanto sucesso. São testemunhas e protagonistas desta história que tem 97 anos", comentou Ricardo Nezinho.

Os documentários, apresentados no Cinesytem, além de causar emoção aos homenageados, seus familiares e convidados, representam o legado desses moradores de Arapiraca, sejam elas pessoas conhecidas ou anônimas. É uma maneira de ajudar as futuras gerações a conhecer e compreender a história e o desenvolvimento da segunda maior cidade de Alagoas.

"A cada edição, mais emoção. A origem de Arapiraca nos honra. Ao passo que a gente vai conhecendo as raízes, vai entendendo como temos tantas heroínas e heróis que ajudaram a cidade a brilhar no cenário nacional", afirma a vice-prefeita Rute Nezinho, irmã de Ricardo.

A esposa do deputado, Suely Mara, também enfatizou a importância do projeto. "É um momento especial, o lançamento neste mês de dezembro, tão próximo ao aniversário de nascimento de Jesus. Remete ao amor, à união e à família", ressaltou.


Edições futuras


Mesmo com 160 documentários prontos, que podem ser assistidos na página do projeto na internet (raizesdearapiraca.com.br), o Projeto Raízes não está nem perto de ser concluído. Outros 40 filmes já foram editados e serão lançados em 2022. Mas a meta é colocar no ar nada mesmo que mil documentários.

"Os grandes presentes são coisas que não tem preço. . O que Ricardo Nezinho e toda a equipe nos oferecem é um imenso presente com muito valor. Padrão elevado de qualidade é o que há de melhor nas telas do cinema e também no YouTube. Gratidão ao Ricardo por fazer um projeto tão cheio de respeito e orgulho por nossa história", elogiou a vice-prefeita.

Os documentários são resultado do empenho e dedicação de uma equipe de profissionais responsável pela produção, gravação e edição dos vídeos. "São mais de 30 profissionais, todos arapiraquenses, que amam a cidade e amam a profissão que escolheram. O principal ingrediente para contar tantos relatos de pessoas empreendedoras e visionárias é o amor. O amor que movimenta e inspira para transformar cada gravação em obra de arte", exclamou Ricardo Nezinho.


Confira os homenageados da 9ª edição do Raízes de Arapiraca:

Edmundo Gerônimo (Edmundo Pneus) - "Um Ser Admirável"
Leonidio Ferreira de Lima - "O Filantropo"
José Manoel da Silva (José Madinha)- "O Ganga Zumba do Carrasco"
Erasmo de Oliveira - "O Filho da Tabeliã"
Elias Fortunato de Souza - "Mestre do Guerreiro"
Maria José Messias dos Santos(Zezé Costureira) - "Madre Eviterno"
José Rua da Silva (Dezinho) - "O Caminhoneiro"
Apolinário Monteiro de Souza (Paulo Alves) - "O Campeão de Vaquejada"
Maria dos Santos Silva (Lili) - "A Nébula da Lagoa D'Água"
Amadeu dos Santos - "O Folclorista"
João Batista Rocha(João Gazeta) - "O Jornalista de Visão Histórica"
Sinézio Antônio Rodrigues - "O Virtuoso"
Rosalina Ferreira da Silva (Rosa) - "Roseiral em Uma Rosa"
Eraldo Pereira - "O Artífice da Caieira"
Teresinha Lopes da Rocha - "A Nobreza Personificada"