Veja como os arapiraquenses pensam em votar para o Governo e Senado
Rodrigo Cunha é o preferido para o Governo e Renan Filho para o Senado
Levantamento realizado pela Global 3 Soluções e Pesquisas mostra a preferência do eleitorado da segunda cidade mais importante do Estado para governar Alagoas a partir de 2022. Segundo os dados apresentados, se as eleições fossem hoje, os arapiraquenses votariam no senador Rodrigo Cunha (PSDB) ou no prefeito do município, Luciano Barbosa (MDB). A distância entre o primeiro e o segundo colocado é de apenas cinco pontos.
A Global 3 esteve em Arapiraca nos dias 22 e 23 de dezembro para avaliar os possíveis cenários para os cargos de Governador e Senador, e ouviu 1.008 eleitores. O grau de confiança é de 95% e margem de erro é de 3%.
No cenário espontâneo para o Governo, Rodrigo Cunha aparece em primeiro lugar com 27,3%, seguido por Luciano Barbosa com 22,1% e o prefeito de Maceió, JHC (PSB), com 5,3%. Logo depois vem Fernando Collor (4,6%), Antônio Albuquerque (3,3%), Paulo Dantas (1,5%), Jó Pereira (0,6%), Renato Filho do Pilar (0,2%), Branco/nulo/nenhum (25,1%), não sabe/não respondeu (9,9%).
Com base nesses dados e levando em conta a margem de erro, é possível constatar que existe um empate técnico entre Rodrigo Cunha e Luciano Barbosa. No entanto, é necessário destacar que o prefeito de Arapiraca não chegou a mostrar interesse na disputa pelo Governo na condição de candidato.
Já quando o cenário passa a ser estimulado – onde os nomes são apresentados -, Rodrigo Cunha passa a ter larga vantagem diante dos demais possíveis candidatos e chega a obter 36,4%. Em seguida, vem Antônio Albuquerque (7%), Paulo Dantas (4,7%), Jó Pereira (1,2%), Renato Filho do Pilar (0,8%), Branco/nulo/nenhum (31,7%), não sabe/não respondeu (18,2%).
Num segundo cenário também estimulado, o nome de Rodrigo Cunha é substituído pelo de JHC. O deputado estadual Antônio Albuquerque passa a ocupar o primeiro lugar com 17,1%, seguido pelo prefeito de Maceió com 16,1%, Paulo Dantas (7,2%), Jó Pereira (0,9%), Renato Filho do Pilar (0,8%), Branco/nulo/nenhum (32,8%), não sabe/não respondeu (25%).
No terceiro cenário apresentado, Fernando Collor é apresentado, mas fica como quarta opção e Rodrigo Cunha volta a ter larga vantagem. Cunha (26,8%), Antônio Albuquerque (7,9%), Paulo Dantas (5,4%), Collor (5,3%), Renato Filho do Pilar (0,9%), Jó Pereira (0,6%), Branco/nulo/nenhum (32,3%), não sabe/não respondeu (20,7%).
A avaliação que pode ser feita nos três cenários estimulados é que o nome de Rodrigo Cunha seria consolidado ao Governo do Estado, onde os únicos que poderiam deixar a disputa nas urnas acirradas seriam JHC ou Luciano Barbosa. No entanto, considerando que JHC e Cunha são aliados, o prefeito de Arapiraca seria o concorrente mais forte contra o senador.
Quando o questionamento foi sobre a rejeição dos possíveis candidatos, cuja pergunta foi “em qual candidato (a) a governador (a), o senhor (a) não votaria de jeito nenhum, o senador Fernando Collor foi o mais votado, com 27,4%. Em seguida, Paulo Dantas (8,8%), Rodrigo Cunha (6,8%), JHC (3,3%), Jó Pereira (3%), Renato Filho do Pilar (1,1%), não votaria em nenhum dos citados (14,4%), não sabe/não respondeu (35,3%).
DISPUTA PELO SENADO
Para o cargo de Senador da República, na pesquisa estimulada, o nome que está em evidência entre os arapiraquenses é o do governador Renan Filho, com 34,6%. Em segundo lugar, com uma distância considerável, aparece Fernando Collor (12,8%), seguido por delegado Fábio Costa (5,2%). Branco/nulo/nenhum (34,2%), não sabe/não respondeu (13,2%).
Também foi feito um cenário estimulado – onde os nomes são apresentados. Renan Filho permanece como preferido, com 36,2%, seguido por Collor (13,4%), delegado Fábio Costa (5,2%), Branco/nulo/nenhum (31,8%), não sabe/não respondeu (13,3%).
Por fim, a avaliação da rejeição dos possíveis postulantes à única vaga ao Senado. Fernando Collor foi o campeão, com 33,5%. Renan Filho ficou com 12%, seguido por delegado Fábio Costa com 9,9%, nenhum dos citados 11,8%, não sabe/não respondeu (32,7%).
Últimas notícias
Funcionário de casa de ração morre após sofrer infarto em Arapiraca
Duplicação da AL-115 entre Palmeira dos Índios e Igaci será inaugurada nesta sexta (19)
Blitz da Lei Seca provoca congestionamento de mais de cinco quilômetros
Prefeitura de Maceió convoca mais 41 professores aprovados em PSS da Educação
Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer
Trama golpista: por unanimidade, STF condena cinco réus e absolve um
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
