Sesau divulga novas medidas a serem tomadas após casos de coinfecção em Alagoas
O planejamento conta com 5 ações decididas após Ayres convocar reunião de emergência
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, convocou uma reunião de emergência na tarde de ontem (5) após surgirem casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza em Alagoas. Nesta quinta-feira (6), depois da reunião ter sido realizada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) definiu as medidas que serão tomadas daqui em diante.
A primeira ação a ser realizada será a liberação de 150 mil testes rápidos de antígeno para todos os 102 municípios alagoanos para garantir que os casos de Flurona sejam identificados.
Outra medida que vai ser tomada é a instalação de quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió que foram construídas e são administradas pelo Governo do Estado. Atualmente Alagoas possui um total de 191 leitos para Covid-19 e SRAG, número que passará para um total de 360, sendo mais 67 de UTI e 102 leitos clínicos.
Além dessas medidas, a Sesau também informou que passará a cobrar dos municípios a reabertura das unidades sentinelas, conforme a determinação do Ministério da Saúde, e disponibilizará 30 ambulâncias para agilizar o transporte sanitário nas UPAs e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).