Mundo

Mafioso que mudou nome e fugia há 20 anos é pego graças ao Google Maps

Mafioso italiano que fugiu da prisão perpétua enquanto rodavam um filme na cadeia mudou de país e de nome, mas foi pego pela tecnologia

Por Metrópoles 11/01/2022 09h09
Mafioso que mudou nome e fugia há 20 anos é pego graças ao Google Maps
Mafioso que mudou nome e fugia há 20 anos é pego graças ao Google Maps - Foto: Reprodução/Google

Um mafioso italiano que ficou célebre por uma fuga “de cinema” da cadeia foi recapturado após 20 anos graças ao avanço da tecnologia (e à redução da privacidade). Condenado à prisão perpétua por assassinatos cometidos na década de 1990 na Sicília, Gioacchino Gammino, hoje com 61 anos, ficou preso entre 1998 e 2002, quando aproveitou a realização de um filme na penitenciária de Rebibbia, em Roma, e escapou.

Gammino era membro da Stidda, um clã da máfia que tinha uma guerra com a Cosa Nostra, outra rede mafiosa. Nessa batalha morreram membros da máfia, políticos e juízes.

Livre, o italiano fugiu para Galapagar, cidade espanhola perto de Madrid, e viveu 20 anos sob nova identidade: Manuel, um chef de cozinha.

Flagrado

E foi a comida, de certa forma, que acabou entregando o mafioso de volta às autoridades. Ele foi registrado por uma das câmeras do Google que fornecem imagens para o serviço Street View, pelo qual é possível “passear” pelas ruas. O serviço está disponível em grandes e médias cidades brasileiras. Na imagem, o mafioso está conversando com outro homem na frente de uma loja de frutas e vegetais.

O Google borra o rosto da pessoa, mas não o suficiente para evitar a identificação no caso de “Manuel”. A polícia italiana informou que já tinha pistas do paradeiro do mafioso e que usou a imagem do Google como um complemento na investigação. A ferramenta ajudou, inclusive, a identificar onde encontrar o fugitivo.

Perto da loja, a polícia encontrou o restaurante “La Cocina de Manu”, que tinha cardápio e foto do chef no Facebook. Entre os pratos oferecidos estavam especialidades sicilianas.

Surpresa

De acordo com a imprensa italiana, ao ser preso, o mafioso teria perguntado como eles o encontraram, pois nem ligava para a própria família na Itália há pelo menos 10 anos.

A captura do mafioso está fazendo sucesso na Europa.