Mafioso que mudou nome e fugia há 20 anos é pego graças ao Google Maps
Mafioso italiano que fugiu da prisão perpétua enquanto rodavam um filme na cadeia mudou de país e de nome, mas foi pego pela tecnologia
Um mafioso italiano que ficou célebre por uma fuga “de cinema” da cadeia foi recapturado após 20 anos graças ao avanço da tecnologia (e à redução da privacidade). Condenado à prisão perpétua por assassinatos cometidos na década de 1990 na Sicília, Gioacchino Gammino, hoje com 61 anos, ficou preso entre 1998 e 2002, quando aproveitou a realização de um filme na penitenciária de Rebibbia, em Roma, e escapou.
Gammino era membro da Stidda, um clã da máfia que tinha uma guerra com a Cosa Nostra, outra rede mafiosa. Nessa batalha morreram membros da máfia, políticos e juízes.
Livre, o italiano fugiu para Galapagar, cidade espanhola perto de Madrid, e viveu 20 anos sob nova identidade: Manuel, um chef de cozinha.
Flagrado
E foi a comida, de certa forma, que acabou entregando o mafioso de volta às autoridades. Ele foi registrado por uma das câmeras do Google que fornecem imagens para o serviço Street View, pelo qual é possível “passear” pelas ruas. O serviço está disponível em grandes e médias cidades brasileiras. Na imagem, o mafioso está conversando com outro homem na frente de uma loja de frutas e vegetais.
O Google borra o rosto da pessoa, mas não o suficiente para evitar a identificação no caso de “Manuel”. A polícia italiana informou que já tinha pistas do paradeiro do mafioso e que usou a imagem do Google como um complemento na investigação. A ferramenta ajudou, inclusive, a identificar onde encontrar o fugitivo.
Perto da loja, a polícia encontrou o restaurante “La Cocina de Manu”, que tinha cardápio e foto do chef no Facebook. Entre os pratos oferecidos estavam especialidades sicilianas.
Surpresa
De acordo com a imprensa italiana, ao ser preso, o mafioso teria perguntado como eles o encontraram, pois nem ligava para a própria família na Itália há pelo menos 10 anos.
A captura do mafioso está fazendo sucesso na Europa.
Últimas notícias
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Prefeitura de Arapiraca decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
Caio Bebeto parabeniza Prefeitura por ações rápidas em demandas da Levada e do Mercado da Produção
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
