Meio ambiente

Vazão do São Francisco aumenta e prefeituras devem realizar plano emergencial para a cheia não afetar ribeirinhos

Foi iniciada a operação de vazão nas barragens de Sobradinho e Xingó

Por 7Segundos 12/01/2022 09h09 - Atualizado em 12/01/2022 09h09
Vazão do  São Francisco aumenta e prefeituras devem realizar plano emergencial para a cheia não afetar ribeirinhos
Reservatório de Sobradinho - Foto: Divulgação Chesf

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), emitiu nota pública sobre o aumento da vazão do Rio São Francisco em função das fortes chuvas que ocorreram nos estados de Minas Gerais e Bahia.

Na nota, o presidente do CBHSF, José Maciel Nunes Oliveria, informa que a operação de vazão nas barragens de Sobradinho e Xingó foi iniciada e está sendo realizadas de forma gradual até alcançar 4.000m3/s.

Ainda segundo a nota, os municípios do rio São Francisco nas regiões do Submédio e Baixo São Francisco, devem imediatamente realizar um plano de emergência junto a Defesa Civil e outros órgãos para minimizar os danos às populações que poderão ser atingidas.

O CBHSF orienta a população ribeirinha a não ocupar o leito do rio São Francisco, bem como suas ilhas visto que vazão semelhante a essa só foi observada no ano de 2009.

O Comitê participará de reuniões da sala de situação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), CHESF, ONS e demais órgãos para manter a sociedade informada sobre a situação hidrológica dos próximos dias.