Apoiador da criação do vale-gás, Marx Beltrão destaca beneficio a mais de 5 milhões de famílias
Desde o início das discussões, Marx Beltrão foi um dos que ajudou a articular a bancada do PSD
Um dos defensores em Brasília da aprovação das medidas legislativas que culminaram com a criação do vale-gás, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) comemorou nesta terça-feira (18) o começo do pagamento do benefício às famílias carentes em Alagoas e em todo o país. No valor de R$ 52, o vale vai beneficiar inicialmente 5,47 milhões de famílias que fazem parte do Auxílio Brasil, segundo o Ministério da Cidadania.
“A população mais carente, que tem sofrido com o alto preço do gás de cozinha, passa a receber agora um importante auxílio, com o vale-gás. Desde o início, estive trabalhando para a provação desse benefício, empenhado em levar adiante a aprovação do Projeto. Agora, sei que muitas famílias vão deixar de usar lenha para cozinhar e voltarão a comprar seu botijão. Trabalhar para quem mais precisa, é meu compromisso na política”, afirmou Marx Beltrão por meio de suas redes sociais.
Desde o começo, quando das discussões iniciais sobre o tema, Marx Beltrão não somente se posicionou favoravelmente à medida como ajudou a articular a bancada do PSD (Partido Social Democrático) na Câmara em busca da criação do benefício. Em novembro de 2021, quando da sanção presidencial ao vale, o deputado reiterou que o “governo acertou ao sancionar o projeto de lei que institui este benefício, uma vez que milhares de famílias em Alagoas e em todo o país já não estão conseguindo mais adquirir o botijão em virtude do preço absurdo atualmente cobrado pelo gás de cozinha”.
A Região Nordeste é a com o maior número de famílias que irão receber o vale-gás, com cerca de 2,74 milhões de contemplados. Em seguida, o Sudeste aparece com 1,78 milhões de beneficiados. O Norte tem mais de 535,7 mil famílias atendidas, o Sul outras 349,77 mil famílias e o Centro-Oeste, 167,65 mil. Os pagamentos serão feitos pelo número final do NIS. Nesta terça, começam a receber os beneficiários com NIS encerrado em 1. Em 31 de janeiro, o pagamento será destinado para quem tem NIS terminado em 0.
Os cartões e senhas utilizados para saque Auxílio Brasil poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Gás. O beneficiário pode consultar a disponibilidade do benefício pelos aplicativos do Auxílio Brasil, pelo CAIXA Tem ou por meio do telefone 111. Os beneficiários receberão, a cada dois meses, o valor correspondente a pelo menos 50% do preço médio nacional de revenda do botijão de 13 kg. Essa média de preço é divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).