Condutores habilitados com trauma de dirigir buscam recuperar o tempo perdido
Escola se especializou em aulas só para alunos habilitados
Para muitas pessoas, possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter um carro na garagem não significa que elas conseguem conduzir seu próprio veículo. O medo de dirigir no trânsito faz com que muitos condutores habilitados passem décadas sem ligar a chave do carro.
O problema é mais comum do que se imagina. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 6% da população brasileira habilitada não dirige e desenvolve a Amaxofobia, ou seja, a fobia de conduzir um veículo.
Foi o aconteceu com professora Thaise Maria da Silva, 29 anos, que mora no bairro Fazenda Velha, em Arapiraca. Ela fez o exame de direção para carro há seis anos e apesar de ter a habilitação não consegue dirigir.
"A gente fica pensando que vai bater nos outros veículos, que não vai conseguir segurar o carro na ladeira, que não consegue estacionar. É tanto medo na cabeça da gente que dá um aflição enorme" , explica a professora.
Thaise Maria disse que começou a tentar dirigir com o carro do pai, mas como "santo de casa não faz milagre", não houve evolução no controle da fobia. Além disso, ela acredita que outro fator que dificultou a superar esse medo foi o fato do pai ter vendido o carro pouco tempo depois que ela conseguiu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
" Se já era difícil pra eu dirigir, sem carro ficou mais ainda. Então eu fiquei guiando só motocicleta. Depois me pai comprou outro carro, mas o medo já era maior do que a minha vontade de guiar o veículo', lamentou.
A professora Thaise Maria está perdendo o medo de enfrentar o trânsito guiando um veículo / Imagem: 7Segundos
Mas há cerca de um mês a professora, que tem uma filha pequena, decidiu enfrentar o medo e procurar ajuda em uma escola de direção para pessoas habilitadas. Após sete aulas, Thaise já está conduzindo o veículo no Centro de Arapiraca com a ajuda de um instrutor.
"Ainda tenho um pouco de medo, mas sinto que estou evoluindo bem. Não posso ficar transportando a minha filha pequena em uma moto que não oferece segurança, se tem um carro parado na garagem", afirmou.
Treinamento para habilitados
Alisson Melo dos Santos é instrutor de autoescola há 11 anos e durante o período que trabalhou em Centros de Formação de Condutores (CFCs) percebeu que muitos alunos conseguiam aprovação no exame mas tinham medo de dirigir.
"Depois que recebiam a CNH meus os ex-alunos me procurava para eu ajudá-los a dirigir no trânsito de Maceió, nas rodovias estaduais e federais. Foi aí que eu percebi que muita gente precisava aprender além do circuito exigido na prova do Detran", analisou.
Há 7 anos, o instrutor instalou em Maceió, um escola para condutores habilitados. E desde então, vem ajudando esse motoristas a enfrentar os desafios do trânsito e a superar a fobia de dirigir.
Escola só atende condutores habilitados / Imagem: 7Segundos
Em 2019, Alisson Melo decidiu expandir o serviço também no interior e abriu uma filial em Arapiraca. Mas logo no ano seguinte veio a pandemia ele teve que suspender o serviço.
Este ano, ele reiniciou a atendimento a clientes habilitados em Arapiraca e nos municípios circunvizinhos e a procura por esse tipo de instrução tem aumentado a cada dia. Atualmente eu tenho 15 alunos que estão reaprendendo a dirigir.
" Eu tenho vários alunos que compraram carro e eles ficam empoeirados na garagem. O medo de dirigir os impede de conduzir seus veículos no Centro da cidade. Mas depois de uma sequência de aulas eles vão enfrentando os próprios traumas e agora dirigem com tranquilidade", relatou.
Segundo o instrutor, as aulas para os condutores habilitados são iniciadas no carro da escola, mas depois eles começam a guiar os próprios veículos no perímetro da rotina diária deles.
" A gente ensina a sair e guardar o carro na garagem de casa, vai até o trabalho do aluno, na casa dos parentes. É importante que ele faça o percurso nos lugares que ele frequenta no dia a dia. Assim o condutor adquire segurança e começa a dirigir sem medo, ", finalizou Alisson Melo.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
