Geral

Condutores habilitados com trauma de dirigir buscam recuperar o tempo perdido

Escola se especializou em aulas só para alunos habilitados

Por 7 Segundos 19/01/2022 07h07 - Atualizado em 19/01/2022 11h11
Condutores habilitados com trauma de dirigir buscam recuperar o tempo perdido
Thaise tem habilitação há seis anos mas tem medo de dirigir - Foto: 7segundos

Para muitas pessoas, possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ter um carro na garagem não significa que elas conseguem conduzir seu próprio veículo. O medo de dirigir no trânsito faz com que muitos condutores habilitados passem décadas sem ligar a chave do carro.

O problema é mais comum do que se imagina. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) 6% da população brasileira habilitada não dirige e desenvolve a Amaxofobia, ou seja, a fobia de conduzir um veículo.

Foi o aconteceu com professora Thaise Maria da Silva, 29 anos, que mora no bairro Fazenda Velha, em Arapiraca. Ela fez o exame de direção para carro há seis anos e apesar de ter a habilitação não consegue dirigir.

"A gente fica pensando que vai bater nos outros veículos, que não vai conseguir segurar o carro na ladeira, que não consegue estacionar. É tanto medo na cabeça da gente que dá um aflição enorme" , explica a professora.

Thaise Maria disse que começou a tentar dirigir com o carro do pai, mas como "santo de casa não faz milagre", não houve evolução no controle da fobia. Além disso, ela acredita que outro fator que dificultou a superar esse medo foi o fato do pai ter vendido o carro pouco tempo depois que ela conseguiu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

" Se já era difícil pra eu dirigir, sem carro ficou mais ainda. Então eu fiquei guiando só motocicleta. Depois me pai comprou outro carro, mas o medo já era maior do que a minha vontade de guiar o veículo', lamentou.


A professora Thaise Maria está perdendo o medo de enfrentar o trânsito guiando um veículo / Imagem: 7Segundos

Mas há cerca de um mês a professora, que tem uma filha pequena, decidiu enfrentar o medo e procurar ajuda em uma escola de direção para pessoas habilitadas. Após sete aulas, Thaise já está conduzindo o veículo no Centro de Arapiraca com a ajuda de um instrutor.

"Ainda tenho um pouco de medo, mas sinto que estou evoluindo bem. Não posso ficar transportando a minha filha pequena em uma moto que não oferece segurança, se tem um carro parado na garagem", afirmou.

Treinamento para habilitados


Alisson Melo dos Santos é instrutor de autoescola há 11 anos e durante o período que trabalhou  em Centros de Formação de Condutores (CFCs) percebeu que muitos alunos conseguiam aprovação no exame mas tinham medo de dirigir.

"Depois que recebiam a CNH meus os ex-alunos me procurava para eu ajudá-los a dirigir no trânsito de Maceió, nas rodovias estaduais e federais. Foi aí que eu percebi que muita gente precisava aprender além do circuito exigido na prova do Detran", analisou.

Há 7 anos, o instrutor instalou em Maceió, um escola para condutores habilitados. E desde então, vem ajudando esse motoristas a enfrentar os desafios do trânsito e a superar a fobia de dirigir.


Escola só atende condutores habilitados / Imagem: 7Segundos 

Em 2019, Alisson Melo decidiu expandir o serviço também no interior e abriu uma filial em Arapiraca. Mas logo no ano seguinte veio a pandemia ele teve que suspender o serviço.

Este ano, ele reiniciou a atendimento a clientes habilitados em Arapiraca e nos municípios circunvizinhos e a procura por esse tipo de instrução tem aumentado a cada dia. Atualmente eu tenho 15 alunos que estão reaprendendo a dirigir.

" Eu tenho vários alunos que compraram carro e eles ficam empoeirados na garagem. O medo de dirigir os impede de conduzir seus veículos no Centro da cidade. Mas depois de uma sequência de aulas eles vão enfrentando os próprios traumas e agora dirigem com tranquilidade", relatou.

Segundo o instrutor, as aulas para os condutores habilitados são iniciadas no carro da escola, mas depois eles começam a guiar os próprios veículos no perímetro da rotina diária deles.

" A gente ensina a sair e guardar o carro na garagem de casa, vai até o trabalho do aluno, na casa dos parentes. É importante que ele faça o percurso nos lugares que ele frequenta no dia a dia. Assim o condutor adquire segurança e começa a dirigir sem medo, ", finalizou Alisson Melo.