Baixo São Francisco

[Vídeo] Aumento da vazão do Rio São Francisco modifica a paisagem nas cidades ribeirinhas

Reportagem do Portal7Segundos esteve em Traipu-AL para mostrar as mudanças já provocadas pelo aumento da vazão do rio; Defesa Civil Municipal está em alerta

Por 7Segundos 20/01/2022 07h07 - Atualizado em 20/01/2022 07h07
[Vídeo] Aumento da vazão do Rio São Francisco modifica a paisagem nas cidades ribeirinhas
Nível do Rio São Francisco aumenta e atinge áreas antes distantes do leito do Velho Chico - Foto: Cortesia/Maurício Machado

A reportagem do Portal7Segundos esteve na cidade de Traipu, no Baixo São Francisco alagoano, para mostrar as mudanças provocadas pelo aumento da vazão anunciada pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) há cerca de uma semana com o objetivo de reduzir o nível dos reservatórios que integram o sistema de usinas hidrelétricas da Companhia em decorrência das fortes chuvas que caíram no Estado de Minas Gerais e também na Bahia.

Até o anúncio da medida, a vazão praticada pela Usina HIdrelétrica de Xingó, que fica na divisa dos estados de Alagoas e de Sergipe, era de 800 metros cúbicos por segundo, de acordo com informações divulgadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). A intenção da Chesf é atingir de forma gradativa uma vazão de até 4 mil metros cúbicos por segundo,aumentando gradativamente esse volume em intervalos de cerca de dois em dois dias.

O aumento do volume de água do rio já é perceptível e traz mudanças na paisagem das cidades ribeirinhas do Baixo São Francisco, como Traipu, onde a reportagem do Portal7Segundos esteve. Assista ao vídeo: