[Vídeo] Pacientes renais aproveitam visita de ministro para apelar por medicamentos em falta
Marcelo Queiroga afirma que demandas devem ser encaminhadas para área técnica
Pacientes renais que fazem hemodiálise no Hospital Chama, em Arapiraca, aproveitaram a presença da imprensa - que foi acompanhar a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - para denunciar a falta de medicamentos essenciais para o tratamento.
Adriano Celestino da Silva afirma que há um mês está sem tomar os remédios Mimpara e Hemax, que não estão disponíveis no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), em Arapiraca. Estas substâncias, de uso contínuo, garantem a qualidade de vida e impedem o surgimento de sequelas decorrentes do tratamento de hemodiálise.
"[Sem os remédios] as taxas do sangue todas aumentam", afirma Adriano Celestino. De acordo com ele, o medicamento está em falta para todos os pacientes do Estado.
O ministro Marcelo Queiroga, em entrevista para a imprensa local, comentou brevemente sobre o assunto, informando que o setor técnico do Ministério da Saúde precisa ser informado sobre os problemas.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que informou, por meio da nota abaixo, que os remédios para os pacientes de hemodiálise são de responsabilidade do governo federal, por meio do Ministério da Saúde:
Nota de Esclarecimento
Medicamentos Mimpara e Hemax
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a aquisição dos medicamentos Mimpara e Hemax é de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), a quem cabe realizar a compra e encaminhar aos Estados. Ressalta que dispõe do medicamento Mimpara em estoque e que ele está sendo dispensado aos usuários cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Quanto ao medicamento Hemax, o Estado está aguardando o envio por parte do MS para retomar a dispensação. Salienta, entretanto, que o Estado não faz a entrega destes medicamentos às unidades hospitalares, mas, somente, a usuários devidamente cadastrados
Últimas notícias
Ministério da Ciência e Tecnologia anuncia mais de R$ 180 milhões em projetos para Alagoas
Deputado Federal Delegado Fabio Costa entrega viatura blindada à PM e amplia investimentos em segurança
AMA reúne gestores e bancada federal para antecipar pauta municipalista da Marcha a Brasília
Sorteio das Mães 2026 em Rio Largo levou multidão ao Centro com mais de 170 prêmios
Prefeito Ronaldo Lopes apresenta projeto da Nova Praça Santa Luzia em Penedo
Prefeitura de Jequiá da Praia leva serviços socioassistenciais à comunidade Usina Sininbú
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
