[Vídeo] Pacientes renais aproveitam visita de ministro para apelar por medicamentos em falta
Marcelo Queiroga afirma que demandas devem ser encaminhadas para área técnica
![[Vídeo] Pacientes renais aproveitam visita de ministro para apelar por medicamentos em falta](https://img.7segundos.com.br/ueFhT9EDanxbOS_DEUGi6hI7MGY=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/capturar-100.jpg)
Pacientes renais que fazem hemodiálise no Hospital Chama, em Arapiraca, aproveitaram a presença da imprensa - que foi acompanhar a visita do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - para denunciar a falta de medicamentos essenciais para o tratamento.
Adriano Celestino da Silva afirma que há um mês está sem tomar os remédios Mimpara e Hemax, que não estão disponíveis no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), em Arapiraca. Estas substâncias, de uso contínuo, garantem a qualidade de vida e impedem o surgimento de sequelas decorrentes do tratamento de hemodiálise.
"[Sem os remédios] as taxas do sangue todas aumentam", afirma Adriano Celestino. De acordo com ele, o medicamento está em falta para todos os pacientes do Estado.
O ministro Marcelo Queiroga, em entrevista para a imprensa local, comentou brevemente sobre o assunto, informando que o setor técnico do Ministério da Saúde precisa ser informado sobre os problemas.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que informou, por meio da nota abaixo, que os remédios para os pacientes de hemodiálise são de responsabilidade do governo federal, por meio do Ministério da Saúde:
Nota de Esclarecimento
Medicamentos Mimpara e Hemax
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a aquisição dos medicamentos Mimpara e Hemax é de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), a quem cabe realizar a compra e encaminhar aos Estados. Ressalta que dispõe do medicamento Mimpara em estoque e que ele está sendo dispensado aos usuários cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Quanto ao medicamento Hemax, o Estado está aguardando o envio por parte do MS para retomar a dispensação. Salienta, entretanto, que o Estado não faz a entrega destes medicamentos às unidades hospitalares, mas, somente, a usuários devidamente cadastrados
Últimas notícias
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
