Data do Carnaval muda anualmente; saiba o porquê
A festividade pagã está relacionada ao calendário da Igreja Católica
Que o Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, todo mundo sabe, mas você já parou pra pensar qual o motivo das datas mudarem anualmente?
O que pouca gente sabe é que, apesar de ser uma festa pagã, a data é escolhida com base no calendário da Igreja Católica, mas precisamente com a data estabelecida para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
O Carnaval foi incorporado no calendário católico para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, dia em que é marcado o início da Quaresma - período de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, quando Jesus foi crucifixado.
O cálculo para estabelecer a data do Carnaval é feito da seguinte forma: sete dias antes da Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos, que remete a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que terminará com a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa.
Exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos é a terça-feira de Carnaval. Com isso, a folia é celebrada 47 dias antes da Páscoa, ou seja, sete domingos antes da Páscoa.
A Páscoa também é uma data volante. Então, como é estabelecida?
Calma, que a história mistura religião e ciência. Antes da explicação de como é definida a data da Páscoa, é preciso entender o que é equinócio.
O equinócio é um fenômeno que ocorre quando nenhum dos hemisférios da Terra está inclinado em relação ao Sol. Dessa forma, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, emitindo a mesma quantidade de luz nos dois hemisférios. Isso faz com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, que é de 12 horas cada.
Anualmente, acontecem dois equinócios, o de Primavera, que ocorre em Março, e o de Outono, que ocorre em Setembro.A Igreja Católica determinou que a celebração da ressurreição de Jesus Cristo seria no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte -e, consequentemente, do equinócio de outono, no hemisfério sul.
Últimas notícias
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Major Izidoro realiza romaria de fé rumo a Juazeiro do Norte
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Saúde de Maceió realiza bloqueio vacinal contra a meningite C neste sábado (31)
Denúncia de tiros assusta moradores na Orla de Penedo durante a madrugada
JHC celebra bilhões no IPREV enquanto Banco Master segue na mira das autoridades
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
