Brasil

Data do Carnaval muda anualmente; saiba o porquê

A festividade pagã está relacionada ao calendário da Igreja Católica

Por 7Segundos com Uol 28/02/2022 10h10 - Atualizado em 28/02/2022 10h10
Data do Carnaval muda anualmente; saiba o porquê
Carnaval - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Que o Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, todo mundo sabe, mas você já parou pra pensar qual o motivo das datas mudarem anualmente?

O que pouca gente sabe é que, apesar de ser uma festa pagã, a data é escolhida com base no calendário da Igreja Católica, mas precisamente com a data estabelecida para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.

O Carnaval foi incorporado no calendário católico para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, dia em que é marcado o início da Quaresma - período de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, quando Jesus foi crucifixado.

O cálculo para estabelecer a data do Carnaval é feito da seguinte forma: sete dias antes da Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos, que remete a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que terminará com a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa.

Exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos é a terça-feira de Carnaval. Com isso, a folia é celebrada 47 dias antes da Páscoa, ou seja, sete domingos antes da Páscoa.

A Páscoa também é uma data volante. Então, como é estabelecida?

Calma, que a história mistura religião e ciência. Antes da explicação de como é definida a data da Páscoa, é preciso entender o que é equinócio.

O equinócio é um fenômeno que ocorre quando nenhum dos hemisférios da Terra está inclinado em relação ao Sol. Dessa forma, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, emitindo a mesma quantidade de luz nos dois hemisférios. Isso faz com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, que é de 12 horas cada.

Anualmente, acontecem dois equinócios, o de Primavera, que ocorre em Março, e o de Outono, que ocorre em Setembro.A Igreja Católica determinou que a celebração da ressurreição de Jesus Cristo seria no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte -e, consequentemente, do equinócio de outono, no hemisfério sul.