Data do Carnaval muda anualmente; saiba o porquê
A festividade pagã está relacionada ao calendário da Igreja Católica

Que o Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil, todo mundo sabe, mas você já parou pra pensar qual o motivo das datas mudarem anualmente?
O que pouca gente sabe é que, apesar de ser uma festa pagã, a data é escolhida com base no calendário da Igreja Católica, mas precisamente com a data estabelecida para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar.
O Carnaval foi incorporado no calendário católico para designar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, dia em que é marcado o início da Quaresma - período de 40 dias até a Sexta-Feira Santa, quando Jesus foi crucifixado.
O cálculo para estabelecer a data do Carnaval é feito da seguinte forma: sete dias antes da Páscoa é celebrado o Domingo de Ramos, que remete a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que terminará com a ressurreição de Cristo no Domingo de Páscoa.
Exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos é a terça-feira de Carnaval. Com isso, a folia é celebrada 47 dias antes da Páscoa, ou seja, sete domingos antes da Páscoa.
A Páscoa também é uma data volante. Então, como é estabelecida?
Calma, que a história mistura religião e ciência. Antes da explicação de como é definida a data da Páscoa, é preciso entender o que é equinócio.
O equinócio é um fenômeno que ocorre quando nenhum dos hemisférios da Terra está inclinado em relação ao Sol. Dessa forma, os raios solares incidem diretamente sobre a Linha do Equador, emitindo a mesma quantidade de luz nos dois hemisférios. Isso faz com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, que é de 12 horas cada.
Anualmente, acontecem dois equinócios, o de Primavera, que ocorre em Março, e o de Outono, que ocorre em Setembro.A Igreja Católica determinou que a celebração da ressurreição de Jesus Cristo seria no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte -e, consequentemente, do equinócio de outono, no hemisfério sul.
Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
