Economia

Protagonismo feminino ganha força com a criação de grupo de mulheres empreendedoras de Arapiraca

Núcleo foi criado em parceria com o Sebrae

Por 7Segundos 06/03/2022 08h08 - Atualizado em 08/03/2022 07h07
Protagonismo feminino ganha força com a criação de grupo de mulheres empreendedoras de Arapiraca
Núcleo de Economia Criativa de Arapiraca - Foto: Assessoria


Reunir mulheres que atuam em vários segmentos da economia e fortalecer seus negócios por meio de uma rede de contatos, ampliação dos pontos fortes, discussões das fragilidades e construção de estratégias para divulgar e vender seus produtos, tem sido importante para um grupo de empresárias e microempreendedoras de Arapiraca.

O Núcleo de Mulheres Empreendedoras foi criado no município há quatro meses por meio do Projeto Empreender que é desenvolvido pela Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas) através da Associação Comercial de Arapiraca (Acisa) em parceria com o Sebrae.

Nesse grupo, formado exclusivamente por mulheres que atuam em vários segmentos de mercado, há uma busca constante do fortalecimento de cada negócio reafirmando o protagonismo feminismo nas atividades econômicas do município. As mulheres empoderadas do grupos desenvolvem atividades bastantes diversificadas a exemplo de confecções, brinquedos infantis, buffet para festas, saúde, educação, mídias sociais, dentre outros.

No Núcleo há mulheres empreendedoras de sucesso que atuam há mais de duas décadas no comércio de Arapiraca. Há também mulheres que estão desbravando novas oportunidades com coragem e autonomia.

As mulheres empreendedoras que já estão com suas empresas estabelecidas compartilham experiências e revelam como precisaram se reinventar após a crise afetada pela pandemia.

"Muitas vezes quando você olha para todos os lados e pensa que não tem mais saída, você encontra força e coragem e começa a enxergar novas oportunidades de negócios mesmo atravessando uma crise financeira", afirmou a empresária Alessandra.


As participantes do grupo que estão iniciando um negócio apontam que a rede de contatos, as mídias sociais e as parcerias que podem ser formada nos diversos seguimentos de negócios existentes no Núcleo de Economia Criativa são relevantes para o fortalecimento e o protagonismo das mulheres na economia ativa do município.

A articuladora do Programa Empreender em Arapiraca, Lourdes Rizzatto, ressalta a importância da parceira do Sebrae com a excelência no grupo de técnicos e analistas para orientar e capacitar integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras.

"O Sebrae é um parceiro fundamental no Projeto Empreender para mostrar os caminhos que devem ser percorridos para quem vai iniciar um negócio, como também para as empresas que já atuam no mercado", afirmou.

A  presidente da Associação Comercial de Arapiraca (Acisa), Rosete Silva, ressaltou que "além de todo o aprendizado técnico e o fortalecimento da rede de contato entre as mulheres do grupo e de outros parceiros, é importante descontruir o modelo de rivalidade que foi criado, e unir forçar para que todos sejam vencedoras nesse processo".