Cidadania

Tereza Nelma incentiva protagonismo das mulheres Quilombolas

Apenas 60% das comunidades quilombolas de Alagoas são lideradas por mulheres

Por 7segundos com Assessoria 19/03/2022 10h10
Tereza Nelma incentiva protagonismo das mulheres Quilombolas
Deputada Tereza Nelma dá apoio a curso de capacitação direcionado para as mulheres - Foto: Divulgação

“Temos que acabar com o ditado: por trás de um grande homem, existe uma grande mulher. Não queremos estar atrás, mas andar lado à lado e ter a nossa independência financeira”. Com essas palavras, Alessandra da Rocha, secretária da Associação da Comunidade Quilombola Poços de Lunga, do município de Taquarana, definiu a importância do curso de um ano realizado pela Fiocruz. O encerramento será hoje (19), no Quilombo Hotel Fazenda, em União dos Palmares. O curso, realizado pela primeira vez em Alagoas, foi financiado com recursos de emenda parlamentar da deputada Federal Tereza Nelma (PSDB-AL).

Em Alagoas existem 180 localidades quilombolas, porém somente 70 são reconhecidas pelo Governo Federal e cerca de 60% delas são lideradas por mulheres. A maioria dessas localidades amargam a carência de investimentos e péssimos índices de desenvolvimento humano. Para enfrentar essa realidade, Tereza Nelma investiu R$ 750 em comunidades quilombolas de Alagoas.

“A deputada Tereza Nelma tem um trabalho diferenciado porque ela nos torna visíveis. Nós, mulheres de comunidades tradicionais, vivíamos escondidinhas ali no canto, lavando roupa, cuidando da casa. Somos muito gratas por esse olhar porque o conhecimento é libertador. De forma online nós aparecemos para todo o Brasil”, ressalta Alessandra.

De acordo com ela, que foi tutora de uma turma de 10 mulheres da sua comunidade, surgiu um novo sentimento de empoderamento das alunas desde o início das atividades. “No decorrer do curso elas foram quebrando paradigmas, perdendo a timidez e ganhando autoestima. No início, muitas tinham dificuldade até de se apresentar, hoje elas falam em público, apresentam seus trabalhos com segurança”, relatou a tutora.

Participaram do curso 50 mulheres do Quilombola do Carrasco em Arapiraca, Quilombola de Mariana, Filus e Jussarinha em Santana do Mundaú, mulheres do Quilombola Poços do Lunga, Mameluco e Sítio Volta e Lagoa do Cocho de Taquarana, mulheres marisqueiras e mulheres de terreiro.

O curso teve o objetivo de levar temáticas como autogestão da renda, empreendedorismo, protagonismo feminino e saúde da mulher. Além das quilombolas, participaram mulheres de religião de matriz africana, e marisqueiras da Lagoa Mundaú. Foram atendidas 10 comunidades Quilombolas em 6 municípios alagoanos com três ciclos de aulas virtuais e um último ciclo presencial.

Para Tereza Nelma a capacitação traz maiores possibilidades para essas mulheres e oportuniza a inserção no mercado de trabalho ou na geração do seu próprio negócio. “Precisamos abrir caminhos e possibilitar o crescimento das mulheres das comunidades tradicionais. O curso impacta toda a comunidade porque elas serão multiplicadoras de conhecimento, vão ensinar a outras mulheres. O conhecimento liberta, transforma e estamos levando conhecimento para mudar a realidade dessas mulheres, tornando-as cada vez mais independentes”, ressaltou a deputada.

A coordenadora do curso em Alagoas, Elis Lopes, disse que o curso orientou na busca do autoconhecimento. “Queremos possibilitar que essas mulheres cuidem de si e dos seus”, frisou.

O investimento coletivo conta com emendas também das deputadas Federais Luizianne Lins (Ceará), Erika Kokay (Distrito Federal), Marília Arraes (Pernambuco), Soraya Santos (Rio de Janeiro) e Dorinha Seabra (Tocantins). O projeto também vai atender aos Estados do Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará, Distrito Federal e Pernambuco.