Política

Marcelo D2 aciona STF contra veto a manifestações políticas no Lolla

O TSE vetou que artistas demonstrassem apoio à políticos durante o evento

Por Metrópoles 27/03/2022 17h05
Marcelo D2 aciona STF contra veto a manifestações políticas no Lolla
Marcelo D2 - Foto: Divulgação

No line-up do festival Lollapalooza, o cantor Marcelo D2 acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de derrubar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proibiu manifestações políticas durante os shows do festival, que ocorre em São Paulo neste fim de semana.

O advogado do rapper, Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, também pretende recorrer da determinação na Corte eleitoral.

A decisão do TSE atendeu pedido feito pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que acionou a Justiça após a cantora Pabllo Vittar levantar uma bandeira com a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua apresentação na sexta-feira (25).

O ministro Raul Araújo considerou a manifestação dos artistas como propaganda político-eleitoral. O magistrado proibiu “a realização ou manifestação de propaganda eleitoral ostensiva e extemporânea em favor de qualquer candidato ou partido político por parte dos músicos e grupos musicais que se apresentem no festival”.

Caso a medida seja descumprida, será aplicada multa de R$ 50 mil por cada ato praticado. Na sexta-feira (25), a cantora Pabllo Vittar segurou uma bandeira com o rosto de Lula, e gritou: “Fora Bolsonaro”. Já a britânica Marina soltou um: “F**a-se Bolsonaro”.

Veja a decisão na íntegra: