Educação

Mochileiro Pela Educação: alagoano viaja pelo Brasil distribuindo livros às crianças

Tiago Silva nasceu em Junqueiro e estudava em uma escola estadual, onde teve o seu primeiro contato com a Literatura

Por 7Segundos com Na Mira da Notícia 29/03/2022 19h07
Mochileiro Pela Educação: alagoano viaja pelo Brasil distribuindo livros às crianças
Tiago Silva durante entrega de livros pelo projeto Mochileiro Pela Educação - Foto: Reprodução/Instagram

O convidado especial do programa de rádio Na Mira da Notícia desta terça-feira (29) foi o mochileiro Tiago Silva. O alagoano, graduado em Gestão de Recursos Humanos com especialização em Psicopedagogia, distribui livros para as crianças durante as viagens ao interior do Brasil pelo projeto Mochileiro Pela Educação. Durante a entrevista ele detalhou um pouco mais sobre como funciona seu trabalho em prol da educação.

Nascido em Junqueiro, Tiago teve o seu primeiro contato com a Literatura na biblioteca da Escola Estadual Padre Aurelio Gois. "Eu sempre acreditei e acredito que a Educação vai transformar a minha vida e a vida da minha família. [...] A Educação salvou a minha vida", disse.

"Subverter algumas situações sociais e contrariar a trajetória do fracasso, como eu sempre falo, é muito difícil. Às vezes a gente acha que é exagero falar sobre isso, mas muitos e muitos jovens e crianças do Brasil inteiro estão na mesma situação em que eu estive há um tempo atrás: filho de mãe solteira, em uma situação social bem difícil. A única esperança, a única possibilidade e o único objetivo era estudar e acreditar que a Educação iria cumprir o seu papel, como cumpriu, e, a partir daí, ela me dá a possibilidade de me tornar visível", pontuou.

Relembrando o início de sua trajetória, Silva destaca a importância dos professores em sua vida: "foi aonde tudo começou e, de fato, eu nunca mais parei de ler". Ao se formar, Tiago prometeu "devolver à Educação tudo o que ela fez por sua vida".

O projeto Mochileiro Pela Educação acabou se desenvolvendo com o passar do tempo e hoje conta com diversas atividades, além da distribuição de livros. O principal objetivo do projeto é "promover a transformação social do mundo e contribuir para o desenvolvimento econômico, gerando os nossos protagonistas".

Tiago explica que a ideia inicial era convidar profissionais de diversas áreas para relatarem suas histórias de vida aos alunos de escolas públicas com o intuito de inspirar jovens e auxiliar em uma visão mais realista sobre a carreira que desejava seguir.

Apesar da ideia ter funcionado por um certo tempo, conseguir fazer com que os profissionais se disponibilizassem a viajar com a equipe se tornou um desafio. Para solucionar o problema, Tiago Silva recorreu aos livros como forma de substituir a presença e o exemplo de um profissional.

O convidado também contou de onde surgiu a ideia do nome do projeto. De acordo com ele, um de seus amigos o chamou de 'mochileiro pela educação' e, apesar de não gostar muito do nome recebido no início, Tiago acredita que seu amigo foi "muito acertivo" e registrou o projeto.

Na época, entre 2012 e 2013, Tiago trabalhava como carteiro após passar em um concurso do Correios. Ele afirma que, inicialmente, mantinha o projeto do próprio bolso e vivia de doações.

Com a iniciativa de tentar profissionalizar as ações, a equipe encontrou mecanismos - como parceiras e a venda de produtos, palestras, oficinas e eventos para instituições privadas - que pudessem custear o projeto. Além disso, as ações também são feitas em escolas públicas de todo o Brasil e o projeto ainda conta com doações.

Através de seu perfil no Instagram (@tiagosilvamochileiro), o mochileiro explica formas em que as pessoas podem contribuir com o projeto e auxiliar o desenvolvimento educacional de crianças por todo o país.