Mochileiro Pela Educação: alagoano viaja pelo Brasil distribuindo livros às crianças
Tiago Silva nasceu em Junqueiro e estudava em uma escola estadual, onde teve o seu primeiro contato com a Literatura
O convidado especial do programa de rádio Na Mira da Notícia desta terça-feira (29) foi o mochileiro Tiago Silva. O alagoano, graduado em Gestão de Recursos Humanos com especialização em Psicopedagogia, distribui livros para as crianças durante as viagens ao interior do Brasil pelo projeto Mochileiro Pela Educação. Durante a entrevista ele detalhou um pouco mais sobre como funciona seu trabalho em prol da educação.
Nascido em Junqueiro, Tiago teve o seu primeiro contato com a Literatura na biblioteca da Escola Estadual Padre Aurelio Gois. "Eu sempre acreditei e acredito que a Educação vai transformar a minha vida e a vida da minha família. [...] A Educação salvou a minha vida", disse.
"Subverter algumas situações sociais e contrariar a trajetória do fracasso, como eu sempre falo, é muito difícil. Às vezes a gente acha que é exagero falar sobre isso, mas muitos e muitos jovens e crianças do Brasil inteiro estão na mesma situação em que eu estive há um tempo atrás: filho de mãe solteira, em uma situação social bem difícil. A única esperança, a única possibilidade e o único objetivo era estudar e acreditar que a Educação iria cumprir o seu papel, como cumpriu, e, a partir daí, ela me dá a possibilidade de me tornar visível", pontuou.
Relembrando o início de sua trajetória, Silva destaca a importância dos professores em sua vida: "foi aonde tudo começou e, de fato, eu nunca mais parei de ler". Ao se formar, Tiago prometeu "devolver à Educação tudo o que ela fez por sua vida".
O projeto Mochileiro Pela Educação acabou se desenvolvendo com o passar do tempo e hoje conta com diversas atividades, além da distribuição de livros. O principal objetivo do projeto é "promover a transformação social do mundo e contribuir para o desenvolvimento econômico, gerando os nossos protagonistas".
Tiago explica que a ideia inicial era convidar profissionais de diversas áreas para relatarem suas histórias de vida aos alunos de escolas públicas com o intuito de inspirar jovens e auxiliar em uma visão mais realista sobre a carreira que desejava seguir.
Apesar da ideia ter funcionado por um certo tempo, conseguir fazer com que os profissionais se disponibilizassem a viajar com a equipe se tornou um desafio. Para solucionar o problema, Tiago Silva recorreu aos livros como forma de substituir a presença e o exemplo de um profissional.
O convidado também contou de onde surgiu a ideia do nome do projeto. De acordo com ele, um de seus amigos o chamou de 'mochileiro pela educação' e, apesar de não gostar muito do nome recebido no início, Tiago acredita que seu amigo foi "muito acertivo" e registrou o projeto.
Na época, entre 2012 e 2013, Tiago trabalhava como carteiro após passar em um concurso do Correios. Ele afirma que, inicialmente, mantinha o projeto do próprio bolso e vivia de doações.
Com a iniciativa de tentar profissionalizar as ações, a equipe encontrou mecanismos - como parceiras e a venda de produtos, palestras, oficinas e eventos para instituições privadas - que pudessem custear o projeto. Além disso, as ações também são feitas em escolas públicas de todo o Brasil e o projeto ainda conta com doações.
Através de seu perfil no Instagram (@tiagosilvamochileiro), o mochileiro explica formas em que as pessoas podem contribuir com o projeto e auxiliar o desenvolvimento educacional de crianças por todo o país.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
