Interior

[Vídeo] Quilombolas de Arapiraca alimentam a tradição do bolo pé de moleque na Páscoa

Prato faz parte da tradição passada de geração em geração das famílias remanescentes dos quilombos

Por 7Segundos 15/04/2022 08h08
[Vídeo] Quilombolas de Arapiraca alimentam a tradição do bolo pé de moleque na Páscoa
Produção de bolo em comunidade quilombola de Arapiraca aumenta na semana da Páscoa - Foto: 7Segundos

À tradição do peixe no coco na Sexta-Feira da Paixão e dos ovos de chocolate no Domingo de Páscoa, no interior de Alagoas - e principalmente nas comunidades rurais - o pé de moleque também não pode faltar na mesa, nas reuniões e nas visitas dos familiares durante a Semana Santa.   

O bolo, que tem como principal ingrediente a mandioca e é preparado de forma artesanal nas casas de farinha, remonta o período dos quilombos e em Arapiraca integra a tradição secular das famílias remanescentes quilombolas que vivem no Carrasco. 

Na casa de farinha construída de taipa, uma família se reúne há mais de um século para perpetuar a tradição que já atravessa várias gerações.

Bolos são assasdos no fogo à lenha por 25 minutos até ficarem prontos

A produção do bolo feito a base de mandioca é realizada durante o ano todo por Aparecido Silva - um dos cinco irmãos da família Silva que mora no pé da serra da comunidade remanescente de quilombos. Mas na semana santa a produção chega a triplicar. Para atender a toda essa demanda, a família faz um verdadeiro mutirão e põe literalmente a mão na massa. 

A equipe de reportagem do portal 7Segundos esteve no Carrasco para saber como começou essa tradição na família "Silva".

Veja o vídeo: