Violência

Jornalista Gabriel Luiz, da TV Globo, recebe alta da UTI

Ele foi transferido para quarto, durante a tarde desta terça-feira (19). Repórter foi esfaqueado durante tentativa de latrocínio, na quinta (14); dois suspeitos estão detidos.

Por G1 19/04/2022 20h08
Jornalista Gabriel Luiz, da TV Globo, recebe alta da UTI
Gabriel Luiz, repórter da TV Globo em Brasília - Foto: Reprodução

O jornalista da Gabriel Luiz, da TV Globo Brasília, recebeu alta da UTI na tarde desta terça-feira (19). Ele está internado no Hospital Brasília, no Lago Sul, e foi transferido para um quarto. Segundo o hospital, a transferência "indica uma recuperação veloz" do paciente.

O repórter foi esfaqueado na última quinta-feira (14), perto de casa, no Sudoeste . Segundo a Polícia Civil, ele foi vítima de uma tentativa de latrocínio – roubo seguido de morte (veja detalhes abaixo). Dois suspeitos estão detidos pelo crime.

Um deles, José Felipe Leite Tunholi, de 19 anos, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, nesta manhã. No domingo (17), a Justiça determinou a prisão preventiva dele, por tempo indeterminado.

O outro suspeito, um adolescente de 17 anos, também foi apreendido e a Vara da Infância e da Juventude ordenou a internação dele por um período de 45 dias, até que seja julgado.

José Felipe Leite Tunholi, suspeito de esfaquear o jornalista Gabriel Luiz — Foto: TV Globo/Reprodução

Ataque a facadas

O repórter foi esfaqueado por volta das 23h15, quando voltava de um bar na região. Câmeras de segurança registraram a aproximação dos homens que atacaram o jornalista (assista abaixo).

As imagens mostram, primeiro, o repórter passando pelo local. Um suspeito apareceu logo em seguida e outro, atrás. Um pouco mais adiante, a dupla agrediu Gabriel e, depois, correu. Outras imagens mostram os agressores caminhando em uma rua, perto do local do ataque.

Gabriel levou dez facadas e teve perfurações em diversas partes do corpo. Ele passou por diversas cirurgias bem-sucedidas no Hospital de Base do DF, e depois foi transferido para a unidade de saúde particular.

A investigação

José Felipe Tunholi e o adolescente de 17 anos foram presos entre o fim da tarde e o início da noite de sexta-feira (15). Segundo a polícia, eles confessaram envolvimento no caso. A dupla afirmou que decidiu assaltar Gabriel Luiz porque ele estava caminhando sozinho e alegou não conhecer o jornalista.

Os delegados Douglas Fernandes e Petter Ranquetat, da 3ª Delegacia de Polícia, no Cruzeiro, afirmaram que os investigadores refizeram o caminho dos suspeitos com a ajuda de câmeras de segurança.

"Com base nessas imagens, conseguimos vincular que esses indivíduos saíram da região da QRSW 3, na região do Sudoeste, e foram em direção ao local onde ocorreram os fatos e, após o crime, retornaram para o mesmo endereço. No local próximo onde o celular da vítima foi localizado, era o endereço onde um dos autores estava passando uns dias, estava ali, na verdade, na casa de um amigo. Ele mora no Cruzeiro", disse o delegado Douglas Fernandes.

À polícia, os suspeitos disseram que o menor segurou Gabriel Luiz e o imobilizou com um golpe de mata-leão, enquanto o maior desferiu as facadas. Durante a ação, o adolescente acabou sendo ferido na perna.

O menor pediu à mãe de um amigo que o levasse a um hospital, alegando ter sido vítima de um assalto. Quando foram registrar o crime na delegacia, ele acabou dando versões contraditórias.

"Ao ser entrevistado, ele começou a apresentar diversas contradições e, por fim, acabou confessando que, na verdade, não tinha sido vítima de roubo e sim havia levado uma facada do próprio comparsa durante a ação criminosa", disse Fernandes.

De acordo com a Polícia Civil, os criminosos dispensaram o celular de Gabriel Luiz pois sabiam que o aparelho poderia ser rastreado. Eles levaram R$ 250 da carteira da vítima, que também foi jogada fora, perto do local do crime.

A Globo divulgou uma nota nota sobre o caso. Veja a íntegra:

"A Globo lamenta profundamente o ocorrido, presta irrestrita solidariedade ao Gabriel Luiz e à sua família, a quem dará toda ajuda necessária para que ele se recupere plenamente. A Globo agradece à polícia pela pronta atuação, que levou à prisão dos dois suspeitos, aos socorristas do SAMU e dos bombeiros, que foram rápidos e eficientes nos primeiros socorros, e ao SUS, em especial à equipe médica do Hospital de Base de Brasília, que foi de extrema perícia nas cirurgias a que Gabriel se submeteu . O jornalismo da Globo continuará acompanhando os desdobramentos do crime na Justiça."