Papa defende sogras, mas diz que elas devem 'ter cuidado com a língua'
O pontífice pediu aos fiéis que deixem de lado estigmas em torno delas

Conhecido por discursos que pregam respeito mútuo entre familiares, o papa Francisco fez nesta quarta (27) uma defesa da figura das sogras durante audiência semanal na praça São Pedro, no Vaticano.
O pontífice pediu aos fiéis que deixem de lado estigmas em torno delas, mas também mandou um recado: "A vós, sogras, digo-vos: cuidado com a língua, porque a língua é um dos pecados mais terríveis das sogras".
Francisco falava sobre os preconceitos em torno da velhice quando abordou laços familiares entre noras ou genros e sogras. "Pensamos sempre na sogra como uma figura má, mas a sogra é a mãe do teu marido, da tua esposa", seguiu o papa na audiência geral.
Ele pediu que as pessoas deixem de lado a ideia de que quanto mais longe estiverem as sogras, melhor, e disse que uma das coisas mais belas na vida das avós é assistir de perto ao crescimento dos netos. "Pelo menos é preciso fazê-las felizes, para que levem a velhice em frente com felicidade", acrescentou.
"Que o Senhor nos ajude, fazendo isto, a crescer em harmonia nas famílias, aquela harmonia construtiva que vai dos idosos aos mais jovens, aquela ponte positiva que devemos preservar e conservar."
Esta não é a primeira vez que o pontífice fala das sogras, e tampouco são inéditos seus comentários –por vezes irônicos– sobre os estigmas que rondam o tema. Em discurso durante turnê nos EUA dois anos após assumir o papado, disse: "As famílias brigam e, às vezes, pratos podem voar. Crianças dão dores de cabeça. Não vou falar das sogras."
Um ano antes, lembrou o jornal Times of Israel, Francisco havia feito comentário semelhante, daquela vez em Roma: "Todos sabemos que a família perfeita não existe. O marido perfeito não existe, e a esposa perfeita também não. Não vamos nem falar sobre sogras perfeitas".
O pontífice permaneceu sentado durante toda a audiência desta quarta e desculpou-se por isso, explicando que estava com dores no joelho que o obrigaram a cancelar compromissos nos últimos dias. "Este joelho demora a melhorar e não posso ficar de pé por muito tempo."
O papa argentino cancelou compromissos nesta terça (26) devido às dores e, na última sexta (22), realizou exames. Ele também havia cancelado eventos em fevereiro e março, mas chegou a viajar por dois dias a Malta.
Ao jornal argentino La Nación Francisco afirmou que rompeu um ligamento e que está tratando das dores com gelo e analgésicos. Ele disse ter sido informado de que o problema melhoria com o tempo, mas que o processo seria lento em sua idade –o papa tem 85 anos.
(Folhapress)
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
