Polícia

Após boato de "massacre", escola de Traipu tem segurança reforçada nesta segunda (02)

Apesar de supostamente não passar de brincadeira, muitos jovens faltaram a escola

Por 7Segundos 02/05/2022 12h12 - Atualizado em 02/05/2022 12h12
Após boato de 'massacre', escola de Traipu tem segurança reforçada nesta segunda (02)
Escola recebeu reforço da PM e estudantes tiveram mochilas revistadas na entrada - Foto: Cortesia

Um rabisco em um banheiro da Escola Estadual Maria Avelina do Carmo, em Traipu, levou a Polícia Militar, Guarda Municipal e Conselho Tutelar a reforçar a segurança na unidade, na manhã desta segunda-feira (02).

O recado, escrito a caneta em um cartaz diz apenas: "Dia 02-052022 vai ter massacre", mas foi o suficiente para causar temor na comunidade escolar. A diretora da escola, professora Sandra Sena, acredita que não passou de uma brincadeira de mau gosto, mas mesmo assim tomou as providências necessárias para garantir que alunos, pais e professores se sentissem seguros.

"Assim que tomamos conhecimento, encaminhamos ofícios à Guarda Municpal, Conselho Tutelar e Polícia Militar, que enviou duas guarnições hoje para garantir a segurança de todos. Na entrada, pedimos que os estudantes abrissem as mochilas para a gente se certificar de que ninguém entrou com algum instrumento perigoso", declarou.

A professora relatou que o recado foi descoberto no final do turno matutino na quinta-feira da semana passada (28), após uma aluna procurar a coordenação. Essa mesma estudante teria mencionado que o caso pode estar ligado a um suposto desafio de um aplicativo de compartilhamento de vídeos. Mas, de acordo com a professora, não existem elementos que possam provar que exista alguma relação, apesar de ter ocorrido episódio semelhante no município de Feira Grande, no final de março.



Sandra Sena afirmou que, além de comunicar as autoridades sobre a suposta ameaça, na sexta-feira (29) pela manhã, percorreu todas as salas junto com a coordenação, para conversar com os alunos sobre a situação. "A gente foi de sala em sala, falando com todos, com a perspectiva de que algum aluno nos procuraria, até porque brincadeiras de mau gosto como esta não aconteceram antes. Nossa escola é um lugar muito tranquilo, não temos problemas desse tipo com os alunos. Mesmo assim, muitos pais ficaram com medo de mandar os alunos para a escola hoje", disse.

A mãe de uma aluna, que pediu para não ter o nome publicado, afirma que ficou assustada quando a filha chegou em casa contando o ocorrido na semana passada e, por isso, preferiu que a filha ficasse em casa nesta segunda.

"Pode até não passar de uma brincadeira, mas aí a gente lembra daquele massacre que aconteceu em uma escola em São Paulo. Acho, inclusive, que a escola tem que descobrir de quem partiu essa ameaça e tomar as providências necessárias. Enquanto isso não acontecer, o medo vai continuar", disse.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), se manifestou sobre o ocorrido por meio de nota:

NOTA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que as aulas da Escola Estadual Prof° Maria Avelina do Carmo acontecem normalmente nesta segunda-feira (02). De forma preventiva, a direção escolar acionou a Polícia Militar e o Conselho Tutelar para acompanhar as aulas nos três períodos do dia.

A direção da unidade escolar e a gerência regional de educação estão trabalhando na apuração do responsável pela pixação feita no banheiro feminino da unidade. Ações pedagógicas preventivas de combate à violência já acontecem periodicamente na escola, incluindo palestra com psicólogos e assistentes sociais e serão intensificados nesta semana.