Mundo

Papa aparece em cadeira de rodas pela 1ª vez após inflamação em joelho

Pontífice, de 85 anos, teve problema nas juntas há dois meses e, desde então, fez missa sentado e caminha com dificuldade e auxílio

Por G1 05/05/2022 10h10
Papa aparece em cadeira de rodas pela 1ª vez após inflamação em joelho
O Papa Francisco, em cadeira de rodas pela primeira vez, durante audiência de freiras no Vaticano, em 05 de maio de 2022 - Foto: Reuters

O Papa Francisco apareceu em cadeira de rodas pela primeira vez desde o início de uma inflamação em seu joelho que vem causando problemas de mobilidade ao pontífice.

Francisco, 85, foi a uma audiência de freiras de cadeira de rodas na manhã desta quinta-feira (5) no Vaticano.

Desde a última inflamação que teve no joelho, há dois meses, ele cancelou ou reduziu compromissos, fez missa sentado e tem conseguido caminhar, porém com dificuldade e ajuda. No entanto, o Papa afirmou que médicos darão injeções no joelho para ajudá-lo a ter mais mobilidade novamente.

Críticas à guerra

Apesar dos problemas de mobilidade, o Papa Francisco tem exercido um papel ativo nas críticas aos ataques da Rússia em território ucraniano, tema que domina a maior parte de seus discursos desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.

Na quarta-feira (5), o pontífice foi criticado pelo líder da Igreja Ortodoxa da Rússia, o patriarca Kirill, que repreendeu uma fala de Francisco. O Papa havia criticado o apoio de Kirill à guerra da Ucrânia e disse que ele "não pode ser um coroinha de (Vladimir) Putin", de quem o patriarca é próximo.

Também na quarta-feira, o Kremlin avisou que não aceitou, por enquanto, um pedido do Vaticano para que Francisco se reúna com o presidente russo em Moscou. Segundo o governo do país, não houve acordo para a audiência.