Papa Francisco critica “Páscoa de guerra” e pede paz para Ucrânia em homilia
"Nossos olhos também estão incrédulos nesta Páscoa de guerra. Temos visto muito sangue, muita violência", declarou Francisco

O papa Francisco, marcando que esta é uma “Páscoa de guerra”, pediu neste domingo (17) aos líderes que ouçam o apelo popular pela paz na Ucrânia e criticou implicitamente a Rússia por arrastar o país para um conflito “cruel e sem sentido”.
Francisco dedicou grande parte do discurso, tradicionalmente uma visão geral dos conflitos mundiais, à Ucrânia, comparando o choque de outra guerra na Europa com o choque dos apóstolos que, segundo o evangelho, viram Jesus ressuscitado.
Falando para cerca de 50.000 pessoas na Praça de São Pedro para seu discurso duas vezes por ano “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), Francisco, de 85 anos, disse que a Ucrânia foi “gravemente provada pela violência e destruição da guerra cruel e sem sentido para a qual foi arrastada”.
“Nossos olhos também estão incrédulos nesta Páscoa de guerra. Temos visto muito sangue, muita violência. Nossos corações também estão cheios de medo e angústia, pois muitos de nossos irmãos e irmãs tiveram que se trancar para estarem a salvo de bombardeios”, disse ele.
Moscou descreve a ação que lançou em 24 de fevereiro como uma “operação militar especial”. Francisco já rejeitou essa terminologia, chamando-a “guerra” e usando anteriormente termos como “agressão” e “invasão” injustificadas.
“Que haja uma decisão pela paz. Que haja um fim à tensão dos músculos enquanto as pessoas sofrem”, disse Francisco no domingo, continuando a agradecer àqueles que haviam acolhido refugiados da Ucrânia — a maioria dos quais foram para a Polônia.
No início deste mês em Malta, Francisco criticou implicitamente o presidente russo Vladimir Putin devido à invasão, dizendo que um “potentado” estava fomentando o conflito por interesses nacionalistas.
Últimas notícias

Algás impulsiona o uso do GNV em veículos pesados

Acusado de dopar e estuprar jovem no Agreste de AL é considerado foragido da Justiça

Inscrições para cursos do Emprega Mais Alagoas estão abertas para o município de Traipu

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco

Emendas de Rafael Brito garantem mais 88 novos leitos para pacientes oncológicos em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
