Papa Francisco critica “Páscoa de guerra” e pede paz para Ucrânia em homilia
"Nossos olhos também estão incrédulos nesta Páscoa de guerra. Temos visto muito sangue, muita violência", declarou Francisco
O papa Francisco, marcando que esta é uma “Páscoa de guerra”, pediu neste domingo (17) aos líderes que ouçam o apelo popular pela paz na Ucrânia e criticou implicitamente a Rússia por arrastar o país para um conflito “cruel e sem sentido”.
Francisco dedicou grande parte do discurso, tradicionalmente uma visão geral dos conflitos mundiais, à Ucrânia, comparando o choque de outra guerra na Europa com o choque dos apóstolos que, segundo o evangelho, viram Jesus ressuscitado.
Falando para cerca de 50.000 pessoas na Praça de São Pedro para seu discurso duas vezes por ano “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo), Francisco, de 85 anos, disse que a Ucrânia foi “gravemente provada pela violência e destruição da guerra cruel e sem sentido para a qual foi arrastada”.
“Nossos olhos também estão incrédulos nesta Páscoa de guerra. Temos visto muito sangue, muita violência. Nossos corações também estão cheios de medo e angústia, pois muitos de nossos irmãos e irmãs tiveram que se trancar para estarem a salvo de bombardeios”, disse ele.
Moscou descreve a ação que lançou em 24 de fevereiro como uma “operação militar especial”. Francisco já rejeitou essa terminologia, chamando-a “guerra” e usando anteriormente termos como “agressão” e “invasão” injustificadas.
“Que haja uma decisão pela paz. Que haja um fim à tensão dos músculos enquanto as pessoas sofrem”, disse Francisco no domingo, continuando a agradecer àqueles que haviam acolhido refugiados da Ucrânia — a maioria dos quais foram para a Polônia.
No início deste mês em Malta, Francisco criticou implicitamente o presidente russo Vladimir Putin devido à invasão, dizendo que um “potentado” estava fomentando o conflito por interesses nacionalistas.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
