Arapiraca reforça ações de descentralização de recursos nas unidades de saúde
A reunião foi realizada no auditório da Defensoria Pública Estadual, ao lado do Centro Administrativo de Arapiraca
A aplicação do Decreto Municipal 2.771/2022, que estabelece o modelo para adiantamento e repasse de recursos diretamente para as unidades básicas de saúde (UBS), foi tema de importante reunião, ocorrida na tarde desta quarta-feira (11), em Arapiraca.
Assinado pelo prefeito Luciano Barbosa, o decreto viabiliza a descentralização dos recursos públicos para despesas de custeio e de capital, para que os gestores das unidades possam administrar com maior agilidade as demandas dos serviços de saúde para a população.
A reunião foi realizada no auditório da Defensoria Pública Estadual, ao lado do Centro Administrativo de Arapiraca e contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca, e da superintendente de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Emmanuelle Maria da Costa Santos, que apresentou o novo modelo do adiantamento e detalhou informações acerca da aplicação do Decreto 2.771/2022.
Também participaram da reunião de trabalhos, a superintendente de Atenção à Saúde, Jackeline Barbosa, a contadora municipal de Saúde Elaine Caetano, a superintendente de Gestão da Saúde, Edla Karla, além de gestores e gestoras das unidades básicas de saúde do município.
Conforme estabelece o Decreto, cada gestor fará o cadastramento para receber um cartão com senha para acesso aos recursos financeiros.
Todo o procedimento será acompanhado e fiscalizado pelo Conselho Local e Conselho Municipal de Saúde. Os recursos serão efetuados diretamente na conta do Fundo Municipal e depois repassados às unidades de saúde.
Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa agradeceu a toda equipe de gestores e gestoras pelo trabalho que realizam em cada bairro e comunidade de Arapiraca.
“Sempre fui favorável à descentralização dos recursos nas áreas da saúde, educação e assistência social, desde o mandato anterior como prefeito de Arapiraca, por conta da crescente demanda da população. Os serviços não podem ser paralisados por conta da falta de uma luva, troca de lâmpada ou coisa parecida, porque as pessoas precisam de um atendimento ágil e cada vez mais qualificado”, salientou.
Últimas notícias
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
