[Vídeo] Inspeções realizadas pela Equatorial durante a madrugada geram questionamentos na população
Moradores acreditavam que os técnicos estavam vandalizando os equipamentos
Alguns vídeos que circulam pelas redes sociais mostram supostos técnicos da Equatorial, empresa responsável pela distribuição de energia em Alagoas, mexendo em contadores de imóveis. Um texto que acompanha os vídeos indica que eles foram gravados por câmeras de segurança de uma residência em Alagoas.
Ainda segundo os rumores, os técnicos estariam vandalizando os equipamentos, apesar das imagens não apresentarem nada que possa levar a esse entendimento.
O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Equatorial, que desmentiu que o caso fosse de vandalismo. Em nota, a empresa informou eu seus técnicos realizam atividades rotineiras durante os finais de semana, com o objetivo de constatar irregularidades que durante o dia não são possíveis de serem identificadas, em razão dos modus operandi de desvio praticado por alguns consumidores.
Ainda segundo a Equatorial, os técnicos não realizam abordagens aos consumidores durante a abordagem, mas apenas a verificação do funcionamento dos equipamentos.
Confira a nota na íntegra abaixo:
Sobre imagens que estão circulando de colaboradores da Equatorial Alagoas realizando a atividade de inspeção na madrugada, a Distribuidora informa que as atividades são feitas de forma rotineira em dias de semana e final de semana, não só apenas no período diurno como também no período noturno, com o objetivo de constatar irregularidades que durante o dia não são possíveis de serem identificadas, em razão do modus operandi de desvio praticado por alguns consumidores.
A verificação periódica dos medidores de energia elétrica, instalados nas unidades consumidoras, deve ser efetuada segundo critérios estabelecidos na legislação, independente do horário em que a atividade será realizada. A Distribuidora ressalta, que durante as inspeções as equipes de campo não realizam a abordagem aos consumidores sendo apenas uma verificação do funcionamento dos equipamentos.
A Equatorial Alagoas reforça ainda, que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e ao ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro por isso a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular, além de ocasionar acidentes e diversas consequências para a empresa e para o estado.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas