Educação

[Vídeo] Prefeito Bueno Higino inaugura escola na zona rural de Coité do Nóia com a presença de Arthur Lira

Reforma e ampliação da unidade de ensino era um sonho antigo dos moradores, que se tornou real agora na administração de Bueno Higino

Por 7Segundos 23/05/2022 08h08 - Atualizado em 23/05/2022 10h10
[Vídeo] Prefeito Bueno Higino inaugura escola na zona rural de Coité do Nóia com a presença de Arthur Lira
Deputado Arthur Lira ao lado do prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino, da primeira-dama Stefanny Higino, do dep. estadual Gilvan Barros Filho e do vice-prefeito, Telmo - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Os moradores do Povoado Salgado, em Coité do Nóia, no Agreste alagoano, viram um sonho antigo ser realizado. Neste sábado (21) a Escola Municipal de Ensino Básico Oceano Carleal, localizada na comunidade, foi inaugurada após passar por obras de reforma e ampliação, realizadas pela administração do prefeito Bueno Higino, o Bueninho.

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, foi um dos convidados ilustres da solenidade de inauguração da escola, que conta com mais de cem alunos matriculados.

Além de Arthur Lira, o deputado estadual Gilvan Barros Filho também se fez presente à cerimônia, realizada ao lado do prédio da escola. Também compareceram à solenidade a primeira-dama Stefanny Higino, o vice-prefeito José Telmo, vereadores de Coité do Nóia e de municípios vizinhos, servidores da escola Oceano Carleal e moradores do Povoado Salgado e comunidades próximas.

A unidade de ensino foi entregue à comunidade totalmente reformada e transformada. No início da solenidade, alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) se apresentaram para o público segurando cartazes com fotos de como estava a Escola Oceano Carleal antes da reforma, funcionando em condições precárias e com a estrutura completamente comprometida.

Alunos e alunas da educação infantil da rede municipal de ensino também fizeram uma apresentação ilustrando com cartazes a letra da música “O Caderno”, de Toquinho e Mutinho. Durante a cerimônia, a diretora da escola Oceano Carleal, Maria Ângela Custódio, recebeu as chaves da unidade de ensino da administração municipal

Crianças fazem apresentação com a música "O Caderno". Foto: Giovanni Luiz-7Segundos 

Um dos momentos de grande emoção foi a homenagem feita ao morador do Povoado Salgado Luiz Lourenço de Alcântara, já falecido, que em 1972, cedeu o terreno para a construção de uma modesta escola que com o passar dos anos, se transformaria na Unidade de Ensino Oceano Carleal.

Dona Maria Maninho, esposa de Luiz Lourenço de Alcântara, recebeu uma placa como homenagem pela iniciativa da doação do terreno. O filho de Luiz Lourenço de Alcântara e de Dona Maninha, Gilberto Alcântara, discursou em nome da família e falou sobre a homenagem.

“Ficamos todos nós felizes em saber que a partir deste terreno, doado pelo meu pai, passaram futuros professores, médicos, engenheiros, etc. e passarão tantos outros profissionais que se formaram e estudaram aqui”, disse emocionado.

Dona Maria Maninho ao lado da primeira-dama, Stefanny HIgino. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O prefeito Bueno Higino agradeceu a presença de Arthur Lira e disse que fez questão de convidá-lo para a solenidade para relembrar também a importância do ex-senador Benedito de Lira, pai de Arthur Lira, para o município. Bueninho contou que em décadas passadas Benedito de Lira já investia em Coité do Nóia e era parceiro do ex-prefeito Bueno Higino, seu pai.

“O ex-deputado federal e ex-senador Benedito de Lira há muitos anos ajudou a essa comunidade destinando recursos para a construção da ponte que liga Coité do Nóia e Igaci. Agora, e não é de hoje, que o Arthur Lira é quem estende a mão para ajudar o nosso município. Nós contamos com emendas para a construção de uma UBS (unidade Básica de Saúde) para o Povoado Boqueirão do Ivo, aguardamos a liberação de recursos na ordem de R$3 milhões através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para a construção de escolas na zona rural e de R$9 milhões para construir a maior escola de Coité do Nóia”, disse o prefeito Bueno Higino ao falar dos investimentos na educação que o município pretende realizar.

Bueno Higino também destacou a importância do deputado estadual Gilvan Barros Filho, que segundo o prefeito, também herda do pai, o ex-deputado Gilvan Barros, o amor e o apego pelo povo de Coité do Nóia. “Nós tivemos investimentos aqui em Coité do Nóia que foram feitos através de emendas destinadas pelo deputado Gilvan Barros Filho, algo que o pai dele já fazia”, afirmou o prefeito Bueninho.

O prefeito Bueno Higino também não esqueceu de agradecer ao vice-prefeito José Telmo, a doação de um terreno para a construção da UBS do Sítio Caldeirão do Ivo. “Sinto muito orgulho em poder contar com uma equipe como esta, eu, tendo um vice que não vendeu um terreno não, ele doou um terreno para que seja construída uma unidade básica de saúde, isso me dá muito orgulho, ressaltou o prefeito.

Já o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, parabenizou o prefeito Bueno Higino e sua equipe pela competência em administrar e disse que o trabalho de um bom governante é fazer com que o dinheiro dos impostos retorne em benefício da população.

Entrega das chaves da escola à diretora Maria Ângelo Custódio. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Arthur Lira disse ainda que muitas conquistas virão para o município, e citou como exemplo a pavimentação da estrada que liga Coité do Nóia a Igaci, como uma obra que deverá, além de reduzir a distância entre os dois municípios, permitir o escoamento da produção agrícola através das rodovias mais próximas.

Lira ainda defendeu as emendas parlamentares e o orçamento secreto. “Nós nos esforçamos para mandar o dinheiro através das emendas porque sabemos que ele será bem utilizado pelos prefeitos, a exemplo aqui de Coité do Nóia. E sobre o orçamento secreto, geralmente quem critica não vê o resultado, pois está aí o resultado, são investimentos para a população, para quem mais precisa”, disse Arthur Lira se referindo aos benefícios levados às populações dos municípios através dos recursos federais.