Chuvas intensas comprometem qualidade e fornecimento de água no Agreste
Agreste Saneamento e Casal atuam para normalização dos sistemas
A Agreste Saneamento informa que tem trabalhado intensamente para aumentar a oferta de água entregue à população dos 10 municípios atendidos pela Parceria Público Privada (PPP), em conjunto com a CASAL. No entanto, o volume das chuvas, que ultrapassa a média histórica, vem causando destruição em todo o estado e impactado diretamente no fornecimento de água.
A qualidade da água do Rio São Francisco está bastante comprometida, exigindo que os técnicos façam ajustes constantes para atender aos parâmetros exigidos pela legislação e garantir uma água de qualidade para a população.
Mesmo diante das ações adotadas, existe um limite técnico das estações na tratabilidade da água. Por isso, tem sido necessário restringir e até paralisar a estação de tratamento para realizar limpezas e aguardar a melhora da água.
O segundo fator - também relacionado às chuvas - envolve vazamentos ao longo da adutora. A elevação de um riacho que, com a força da água, deslocou uma tubulação, ocasionou a paralisação do Sistema Coletivo do Agreste, que abastece sete dos 10 municípios atendidos pela PPP. O vazamento já foi corrigido.
Importante destacar que a Agreste Saneamento realizou previamente investimentos na ordem de R$ 2 milhões na Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro do Gaia. Esse investimento reduziu os impactos gerados na qualidade da água.
Neste momento, o Sistema Coletivo do Agreste e o Sistema Adutor do Agreste encontram-se paralisados devido às condições da água do Rio São Francisco e a Agreste Saneamento vem dando suporte a Casal no abastecimento por meio de carros pipa.
As duas empresas estão desde o início das intercorrências atuando ininterruptamente para garantir a retomada do pleno funcionamento dos sistemas e a chegada de água às torneiras dos moradores dentro dos padrões esperados. Lamentamos os transtornos causados e aproveitamos para pedir a compreensão da população. Eventos como este fogem da esfera possível de atuação e se faz necessário que as condições climáticas melhorem.
A Agreste Saneamento reforça o seu compromisso no cuidado com a água, as pessoas e a preservação ambiental e solicita que a população, neste momento, utilize o recurso hídrico com ainda mais racionalidade, até que a situação se normalize.