Arapiraca

[Vídeo] Criadores de camarão têm viveiros destruídos por enchente no rio Poção provocada pelo excesso de chuvas

Com as chuvas, 37 viveiros de camarão foram atingidos pelas águas, 15 foram danificados e 22 foram destruídos na região do Povoado Poção em Arapiraca

Por 7segundos 09/06/2022 12h12 - Atualizado em 09/06/2022 12h12
[Vídeo] Criadores de camarão têm viveiros destruídos por enchente no rio Poção provocada pelo excesso de chuvas
Presdiente da Associação de Carcinicultores do Agreste de Alagoas diz que criadores tiveram prejuízos com as chuvas - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

Os criadores de camarão no Agreste de Alagoas ainda não contabilizaram os prejuízos que as chuvas causaram com a destruição de alguns viveiros, que foram atingidos pela enchente do rio Poção, devido às chuvas, na Região do Agreste de Alagoas.

De acordo com o presidente da Associação dos Carcinicultores Familiares do Agreste de Alagoas (ACFAA), Rosimário dos Santos, 37 criatórios de camarão foram atingidos pelas chuvas que inundaram o rio Poção, na região do Povoado Poção, zona rural de Arapiraca.

“Ainda não contabilizamos os prejuízos causados pelas chuvas, mas foram 15 tanques danificados e 22 viveiros estourados, num total de 37 criatórios que deixaram os criadores com perda parcial e total em nossa região”, contou Rosimário dos Santos.


O criatório do presidente da ACFAA não foi atingido pela cheia do rio Poção. Mas, parte da plantação de abacaxi que ele tem à margem do rio foi destruída pela força das águas. Seu Rosimário conta que a última cheia do rio Poção aconteceu em 2008 e que não foi tão devastadora quanto esta que aconteceu em maio e neste mês de junho deste ano.

“A correnteza aqui foi tão grande que destruiu viveiros e levou todo o camarão, a exemplo de um criador que perdeu 13 toneladas do produto. Além disso, o rio destruiu plantações e arrancou as árvores nativas da região, que existem há anos no leito do rio e nunca foram levadas pela correnteza como agora”, declarou Rosimário dos Santos.

A esperança dos criadores está a ajuda que o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa sinalizou para a associação, colocando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural à disposição para ajudar na reconstrução dos viveiros e em outras situações necessárias.

“Estamos com esta esperança de termos a ajuda da prefeitura para recuperar o que foi destruído em nossa região e seguirmos em frente com a produção do camarão, que está sendo um dos melhores negócios já vistos no Agreste de Alagoas, melhorando a vida de todos nós que estamos sobrevivendo desta nova cultura do camarão”, finalizou Rosimário dos Santos.

Assista, abaixo, ao vídeo feito na propriedade do presidente da ACFAA à margem do rio Poção: