Mundo

Mulher que não sabia que estava grávida dá à luz sentada em vaso sanitário

Caso aconteceu no Reino Unido. Jess Davis disse que não suspeitava da gestação e que sua menstruação continuou regular durante todo o período

Por Revista Crescer 23/06/2022 11h11 - Atualizado em 23/06/2022 11h11
Mulher que não sabia que estava grávida dá à luz sentada em vaso sanitário
Jess Davis não sabia que estava grávida até dar à luz - Foto: Reprodução/TikTok

Uma mulher descobriu que estava grávida momentos antes de seu bebê nascer. Jess Davis, que mora no Reino Unido, achou apenas que precisava ir ao banheiro para se aliviar das fortes dores que estava sentindo, quando deu à luz sentada no vaso sanitário. A britânica compartilhou sua história em um vídeo que viralizou no TikTok e alcançou mais de 5 milhões de visualizações.

No vídeo compartilhado na rede social, é possível ver a mãe deitada em uma cama de hospital com a legenda: “Pensei que precisava fazer cocô”. Segundos depois, ela usa a câmera traseira do celular para mostrar o resultado das dores que estava sentindo. Com a imagem do bebê recém-nascido ao fundo, ela escreveu: “Dei à luz sentada no vaso sanitário”.

Davis relatou que sua menstruação continuou regular e, por isso, não suspeitou da gestação. Mas, apesar de não ter planejado a gravidez, ela declarou que a chegada do bebê foi uma “surpresa adorável”.

Nos comentários da publicação, algumas mulheres ficaram chocadas com a história. “Esse é o meu maior medo”, brincou uma. “Você desbloqueou um novo medo em mim”, afirmou outra. Outra usuária parabenizou Davis pelo filho e perguntou se ela teve uma gravidez enigmática, que é quando uma mulher descobre a gestação já na reta final. Em resposta, Davis confirmou que foi o que aconteceu com ela.

A gravidez enigmática

"Gravidez enigmática" é o nome dado aos casos em que a mulher não sabe que está grávida e só descobre a gestação apenas nas semanas finais ou quando já está em trabalho de parto, como foi o caso de Davis. De acordo com o ginecologista e obstetra Gabriel Costa, da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), a menstruação irregular é um dos motivos que podem dificultar que a mãe identifique a gestação, uma vez que a falta dela não causa desconfiança.

Além disso, também é possível que a mãe não sinta o bebê mexer, desde que, psicologicamente, ela negue a gravidez. “Existem casos em que ela até sente, mas atribui isso a outros fatores, como um movimento do intestino, por exemplo”, diz o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, do Hospital Sírio Libanês (SP).

A negação é um mecanismo de defesa totalmente inconsciente. “É uma resposta àquela situação com a qual a mulher não consegue lidar naquele momento. Na tentativa de fugir desse conflito, ela acaba interpretando a realidade de um jeito distinto. Tudo o que possa levar a uma confirmação da gravidez é negado, rejeitado, relevado”, explica Cristiana Julianelli, psicóloga e psicanalista especializada no atendimento de gestantes (SP).

Independentemente de ser uma gravidez desejada ou não, após a descoberta, é importante que a mãe tenha acompanhamento psicológico e possa contar com uma sólida rede de apoio, afinal, é muita informação para assimilar em pouquíssimo tempo. Muitas delas se preocupam com a saúde do bebê, remoendo a ausência do pré-natal e culpando-se por terem seguido uma vida sem restrições, muitas vezes consumindo álcool, tabaco ou medicamentos contraindicados. “O pré-natal realmente previne uma série de complicações e reconhece situações de risco. Não fazê-lo, assim como não ter seguido as orientações médicas, pode ser muito grave para mãe e filho, mas, felizmente, a maioria dos casos evolui bem”, tranquiliza Gabriel Costa.