Assistência do governo Ronaldo Lopes ao agricultor melhora qualidade de vida no meio rural
O apoio ao produtor rural visa acrescentar alimento de qualidade para o gado, principalmente quando chegar o verão
Um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola (Semada) na zona rural de Penedo reduz custos no quesito mais caro do trabalho diário do agricultor Pulquério Estácio.
A pequena criação de gado de leite e corte, cerca de 15 animais, consome a maior parte dos recursos do produtor rural que investiu em plantio de milho para economizar na compra de ração, trabalho feito com orientação técnica do governo Ronaldo Lopes.
O acompanhamento regular fica a cargo do técnico em agropecuária Michel Douglas. “Nós colhemos amostra de solo, indicamos a melhor variedade de semente para o objetivo do plantio, fizemos a adubação e as orientações posteriores”, explica o servidor da Semada.
O apoio ao produtor rural que nos próximos 25,30 dias vai colher o ‘milho seco’ visa acrescentar alimento de qualidade para o gado, principalmente quando chegar o verão.
“Até a palha seca do milho vai ser acrescentada no preparo de alimento dos animais, junto com os grãos do milho seco, farelo e melaço”, informa Michel sobre o trabalho que também contou com preparo do solo disponibilizado pela Prefeitura de Penedo.
O investimento inicial de aproximadamente R$ 4.000,00 (quatro mil reais) atrai o interesse de outros produtores. Na visita técnica mais recente, Pulquério comentou que recebeu a oferta de R$ 10.000,00 (dez mil) por toda a produção que não está à venda.
O produtor sabe que é melhor seguir o planejamento e garantir a alimentação de qualidade para manter o rebanho com peso adequado para venda futura e produção de leite.
“Este é o nosso objetivo: orientar os agricultores de Penedo e viabilizar sua permanência no campo, trabalhando para melhorar a qualidade de vida das famílias do meio rural”, destaca o gestor da Semada, Manoel Messias Lima, frisando ainda os avanços com agricultura familiar.
“Mais de 50% dos alimentos fornecidos para escolas públicas do município e do Ifal são colhidos em nossa zona rural e nossa meta é ampliar. Cada um fazendo a sua parte, a agricultura vai sendo fortalecida para o desenvolvimento de Penedo”, frisa Manoel Messias.
Últimas notícias
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Educação de Maceió convoca mais de 200 aprovados no PSS para reforço da rede municipal
Maceió se destaca entre os destinos mais buscados do Brasil para o Carnaval 2026
Ex-esposa entra no foco da investigação sobre morte de supervisor de base do CRB
Fé, tradição e emoção marcam chegada da Cavalgada e encerramento da festa da padroeira de Arapiraca
CPMI do INSS retoma trabalhos e relator Alfredo Gaspar promete apertar o cerco contra envolvidos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
