Saúde

Maternidade Nossa Senhora de Fátima deve encerrar atendimentos via SUS em setembro

Fundada em janeiro de 1960, o hospital fica localizado na Rua Fernandes Lima, no Centro de Arapiraca

Por 7Segundos 12/07/2022 18h06
Maternidade Nossa Senhora de Fátima deve encerrar atendimentos via SUS em setembro
Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima - Foto: Reprodução/Internet

Uma das mais tradicionais instituições de Arapiraca, a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima deve encerrar o acolhimentos a pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS), segundo ofício encaminhado pela diretoria do hospital à Prefeitura de Arapiraca.

De acordo com o ofício, que foi supostamente vazado, o empreendimento afirma que a saúde financeira do hospital fica comprometida devido ao subfinanciamento do SUS.

“Considerando o subfinanciamento do SUS, que vem comprometendo seriamente a saúde financeira desta empresa, vimos por meio deste comunicar que a nossa prestação de serviços hospitalares na área da atenção materno-infantil se encerrará em 30-09-2022”, diz trecho do ofício assinado pela diretora administrativa Yêdda Fernandes.

Esta não é a primeira vez que o Hospital Nossa Senhora de Fátima anuncia a suspensão das atividades via SUS devido ao subfinanciamento. Em agosto de 2016, a diretoria chegou a afixar uma faixa na porta do prédio informando sobre a suspensão.

Localizado na Rua Fernandes Lima, no Centro de Arapiraca, a Policlínica Nossa Senhora de Fátima foi fundada em janeiro de 1960 pelos médicos Edler Tenório e José Fernandes de Lima.

O Portal 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhou a seguinte nota sobre o assunto:

A Secretaria de Saúde de Arapiraca informa que sempre apoiou a Maternidade Nossa Senhora de Fátima, inclusive através de parceria pelo Sistema Único de Saúde, reconhecendo seu inestimável valor em favor da vida através do nascimento de milhares de crianças. 

No início do mês de junho, porém, o município recebeu um comunicado da instituição informando uma reformulação em seu quadro de serviços e atendimento ao público. No documento, a unidade hospitalar informa que seguirá realizando atendimento através de encaminhamento da prefeitura até setembro.

Sabemos da importância daquela instituição, e iremos buscar mais informações afim de que a decisão seja feita sem nenhum prejuízo para a nossa rede de atendimento materno-infantil. 

Sabemos do compromisso dessa honrosa Casa Maternal e que sua decisão será acordada com equilíbrio, sensatez e nenhum prejuízo para bebês e mães da nossas região, que poderiam ser atendidas naquele hospital e que serão remanejadas para outras unidades.