Emissão da carteira do idoso continua no CRAS de Palmeira
Documento possibilita gratuidade nas passagens intermunicipais e interestaduais
A dona Clemida Clarindo de 63 anos gosta de viajar e já planeja ir até a capital de Alagoas, Maceió visitar a família. Por isso foi até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nesta quarta-feira (13) conferir se a carteira do idoso que permite viajar gratuitamente está vencida. “Tenho vontade de ir para Maceió, por isso vim conferir se minha carteira está dentro da validade para não chegar lá e descobrirem que está vencida. Depois disso, quero ir pra São Paulo porque está com três anos que não vejo minhas filhas,” explicou ela.
O cadastro de idosos para emissão da carteira intermunicipal do idoso foi iniciado na última terça-feira (12). Os portadores do documento têm o direito de viajar gratuitamente, ou com desconto de 50% no valor das passagens, garantindo a essas pessoas benefício previsto no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), que assegura duas vagas livres nos coletivos intermunicipais.
A coordenadora do CRAS, Wilkase Duarte, disse que o cadastramento está sendo retomado agora, pois durante a pandemia o serviço foi suspenso. “Os cadastros foram suspensos no inicio da pandemia, mesmo assim o idoso continuou com esse direito garantido porque foi emitida uma nota pela Seades, que o idoso poderia estar usando a carteirinha vencida nos transportes. Então a Arsal continuou aceitando essas carteirinhas e agora estamos retomando para validá-las,” disse ela.

Esse é um direito já garantido no estatuto do idoso e no decreto 33.826/2014 que é a lei do cartão do idoso. São duas vagas com gratuidade disponibilizadas no transporte para a pessoa idosa. Caso essa vagas já estejam preenchidas e o idoso quiser permanecer no mesmo transporte ele tem direito a pagar apenas 50% do valor da passagem,” explicou.
Para ter direito a carteira do idoso é preciso ter mais de 60 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e estar cadastrado no Cadúnico. No CRAS também é emitida a carteirinha interestadual que não deixou de ser emitida durante a pandemia. A impressão dessa carteirinha aqui no órgão.
Os interessados podem entrar em contato com o CRAS através do WhatsApp, pelo número (82) 98163-8145. O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Rua Antônio Galdino dos Santos, 62 – Eucalipto (Rua da Ultralimpo).
Últimas notícias
Lula critica fim do imposto sindical e diz que movimento foi asfixiado
Polícia recupera calçados furtados de loja no Centro de Arapiraca
Faltam 20 dias para fechamento do cadastro eleitoral
Palmeira dos Índios se prepara para realizar tradicional Romaria de Frei Damião
Obra de Mirante do Jacintinho avança e chega a 75% de execução
Alagoas recebe mais de 40 mil doses da vacina contra covid-19
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
