Cidades

Emissão da carteira do idoso continua no CRAS de Palmeira

Documento possibilita gratuidade nas passagens intermunicipais e interestaduais

Por 7segundos 14/07/2022 07h07 - Atualizado em 14/07/2022 08h08
Emissão da carteira do idoso continua no CRAS de Palmeira
A dona Clemilda de 63 anos vai aproveitar a gratuidade da passagem para visitar a família. - Foto: 7segundos

A dona Clemida Clarindo de 63 anos gosta de viajar e já planeja ir até a capital de Alagoas, Maceió visitar a família. Por isso foi até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nesta quarta-feira (13) conferir se a carteira do idoso que permite viajar gratuitamente está vencida. “Tenho vontade de ir para Maceió, por isso vim conferir se minha carteira está dentro da validade para não chegar lá e descobrirem que está vencida. Depois disso, quero ir pra São Paulo porque está com três anos que não vejo minhas filhas,” explicou ela.

O cadastro de idosos para emissão da carteira intermunicipal do idoso foi iniciado na última terça-feira (12). Os portadores do documento têm o direito de viajar gratuitamente, ou com desconto de 50% no valor das passagens, garantindo a essas pessoas benefício previsto no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), que assegura duas vagas livres nos coletivos intermunicipais.

A coordenadora do CRAS, Wilkase Duarte, disse que o cadastramento está sendo retomado agora, pois durante a pandemia o serviço foi suspenso. “Os cadastros foram suspensos no inicio da pandemia, mesmo assim o idoso continuou com esse direito garantido porque foi emitida uma nota pela Seades, que o idoso poderia estar usando a carteirinha vencida nos transportes. Então a Arsal continuou aceitando essas carteirinhas e agora estamos retomando para validá-las,” disse ela.

A coordenadora do CRAS, Wilkase Duarte (à direita). Foto: Weverton Bruno




Esse é um direito já garantido no estatuto do idoso e no decreto 33.826/2014 que é a lei do cartão do idoso. São duas vagas com gratuidade disponibilizadas no transporte para a pessoa idosa. Caso essa vagas já estejam preenchidas e o idoso quiser permanecer no mesmo transporte ele tem direito a pagar apenas 50% do valor da passagem,” explicou.

Para ter direito a carteira do idoso é preciso ter mais de 60 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e estar cadastrado no Cadúnico. No CRAS também é emitida a carteirinha interestadual que não deixou de ser emitida durante a pandemia. A impressão dessa carteirinha aqui no órgão.

Os interessados podem entrar em contato com o CRAS através do WhatsApp, pelo número (82) 98163-8145. O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Rua Antônio Galdino dos Santos, 62 – Eucalipto (Rua da Ultralimpo).