Política

CNN Brasil cancela debate de presidenciáveis por falta de Lula e Bolsonaro

De acordo com a companhia, sem os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenção de voto, o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial

Por UOL 26/07/2022 10h10 - Atualizado em 26/07/2022 10h10
CNN Brasil cancela debate de presidenciáveis por falta de Lula e Bolsonaro
Emissora informou que ausência dos líderes nas pesquisas motivou cancelamento - Foto: Reprodução

A CNN Brasil informou hoje que decidiu suspender a realização dos debates com candidatos à Presidência da República. "A decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmaram as presenças de ambos", afirmou a emissora em documento interno, a que o UO.

De acordo com a companhia, sem os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas de intenção de voto, o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial. "A CNN reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre os postulantes à Presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira."

A emissora afirmou que estuda a possibilidade de formar um consórcio temporário com outros veículos de comunicação para que o evento seja realizado. "As premissa para a definição desse formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado", destacou a CNN em comunicado.

Lula quer debate em consórcio;

Bolsonaro deve faltar Procurada pelo UOL, a equipe de Lula emitiu a seguinte nota: "Propusemos a realização de 3 debates em formato de pool e seguimos com essa proposta".

A campanha de Bolsonaro não se manifestou, mas auxiliares consultados pelo UOL dizem que o mandatário deve repetir a mesma estratégia adotada em 2018, quando decidiu não ir a debates marcados para o segundo turno das eleições daquele ano.

A emissora havia anunciado que realizaria os debates em 6 de agosto e, em caso de segundo turno, em 3 de outubro. As datas foram divulgadas em reunião com representantes de MDB, Podemos, PSDB, PSD, PT e PDT em janeiro deste ano.

Ciro Gomes: 'Decepção' 

O candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes, escreveu em seu perfil no Twitter que será "uma grande decepção" se a CNN Brasil deixar "seu público sem um debate". 

"A democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro, no seu show patético no Maracanãzinho", disse Ciro, em referência à convenção em que o PL oficializou a candidatura de Bolsonaro pela reeleição à Presidência da República.